(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Morre o sétimo paciente de Manaus com COVID-19 em hospital de Uberaba

Agora, dos 18 pacientes que foram transferidos da capital amazonense para o Hospital Regional da cidade, três seguem internados em alas totalmente isoladas


06/02/2021 10:32 - atualizado 06/02/2021 20:33

Momento da chegada de um dos 18 pacientes de Manaus que vieram para o Hospital Regional de Uberaba no dia 24 de janeiro(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Momento da chegada de um dos 18 pacientes de Manaus que vieram para o Hospital Regional de Uberaba no dia 24 de janeiro (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Na manhã deste sábado (06/02), morreu o sétimo paciente de Manaus vítima da COVID-19 (homem de 32 anos), que estava internado no Hospital Regional José Alencar, em Uberaba, desde o dia 24 de janeiro, quando foi transferido juntamente com outras 17 pessoas.
 
 
Neste momento, segundo a direção o HR, deste total inicial de pacientes (onze homens e sete mulheres), além dos sete óbitos (cinco homens e duas mulheres), oito pessoas já receberam alta e três continuam internadas, sendo que uma está na UTI, intubada, mas estável, e os outros dois pacientes seguem internados na enfermaria: um estável e o outro com quadro de melhora clínica.
 
Com relação à morte do sétimo paciente, ainda conforme a direção do HR de Uberaba, ele estava com 90% de comprometimento pulmonar e esteve na UTI desde a admissão, fazendo uso de máscara de reservatório de oxigênio, sem necessitar de ventilação mecânica. 
 
“Foi diagnosticado, durante a internação, com hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e doença renal crônica, necessitando de hemodiálise. 
 
Também apresentou anemia importante, realizando transfusões de sangue. Ele apresentava, com frequência, episódios de desconforto respiratório associado à dispnéia durante crises de ansiedade, mesmo com vigência de medicações para controle do quadro.
 
Foram adotadas medidas de resgate tendo sucesso na estabilização do paciente. Na manhã de hoje (6/2), durante um episódio semelhante a este descrito, o mesmo evoluiu para uma parada cardiorrespiratória (PCR), sendo realizada manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) conforme protocolo do ACLS. Entretanto, o paciente não resistiu, tendo o óbito constatado. 
 
A equipe de assistência do HR já informou à família e deu início aos trâmites para o translado do corpo”, diz a nota.
 
Os oito pacientes que receberam alta voltaram para o Amazonas em voo comercial fretado pelo Ministério da Saúde, segundo informações da direção do hospital.
 
A morte do primeiro paciente vítima da COVID-19 que veio de Manaus para o Hospital Regional de Uberaba, a de um homem de 70 anos, ocorreu na noite de 28 de janeiro. O segundo óbito, um homem de 48, foi registrado na tarde do dia seguinte (29/1). O terceiro paciente, uma mulher de 44, morreu no sábado (30). A quarta vítima, mulher de 58, na manhã dessa segunda-feira (1º/2), o quinto paciente, homem de 57 anos, na tarde desta quarta-feira (3/2) e o sexto paciente, homem de 41 anos, na noite desta quarta-feira (03/02)
 
No dia 25 de janeiro os pacientes de Manaus foram submetidos à coleta de material para exame de sequenciamento genético para definir qual a cepa do vírus. O material seguiu para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e o exame ainda não ficou pronto. Desta forma, os três internados estão em alas totalmente isoladas e com acompanhamento de profissionais específicos.
 
Ainda não há data para a abertura de 20 novos leitos
 
Após a transferência dos pacientes de Manaus, o Hospital Regional ficou exclusivo para tratamento da COVID-19 com capacidade para estruturar, segundo a direção do hospital, mais 30 leitos: 20 de UTI e 10 de enfermaria, sendo todos para casos suspeitos e confirmados da doença. 
 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) informou que já recebeu ofício com o pedido de habilitação de 20 novos leitos de UTI/COVID-19 para Uberaba. “Entretanto, está ajustando com a Unidade Regional de Saúde de Uberaba os trâmites legais para a implantação dos mesmos, o que contempla o quantitativo de Unidades de Terapia Intensiva, para tratar pacientes com o novo Coronavírus.
 
Tão logo essa etapa seja concluída, a SES-MG vai encaminhar ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a habilitação desses novos leitos no município”, diz a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)