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Estado de Minas Fim de espera

Depois de 10 anos do início, trevo de Xapetuba, na BR-365, é entregue

A responsável pelo novo trevo foi a concessionária Ecovias do Cerrado, que administra o trecho de 437 quilômetros das BRs 364 e 365


02/02/2021 21:48 - atualizado 02/02/2021 22:29

O trecho é ligação entre Uberlândia e o Pontal do Triângulo, além de dar vazão do tráfego no sentido Tupaciguara(foto: Divulgação/Ecovias do Cerrado)
O trecho é ligação entre Uberlândia e o Pontal do Triângulo, além de dar vazão do tráfego no sentido Tupaciguara (foto: Divulgação/Ecovias do Cerrado)
Depois de 10 anos de espera, o trevo das rodovias BR-452 e BR-365, entre Uberlândia e Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, foi entregue nesta terça-feira (2/2). A inauguração teve a participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que também assinou contrato do projeto executivo para duplicação da BR-365 no trecho entre Uberlândia, Patrocínio e o entroncamento com a BR-040.

A responsável pelo novo trevo, conhecido como Xapetuba, foi a concessionária Ecovias do Cerrado, que administra o trecho de 437 km das BRs 364 e 365 que interligam Jataí (GO) e Uberlândia (MG), sob regulação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O custo da obra foi de R$ 7 milhões.



O trecho é importante pela ligação entre Uberlândia e o Pontal do Triângulo, além de dar vazão do tráfego no sentido Tupaciguara. Essa é uma rota para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos (SP). Também é uma importante via para o abastecimento de Minas Gerais e da Região Sul de Goiás, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos.

Iniciada em 2010, mas paralisada por diversas vezes, em 2014 a obra foi abandonada depois que um trabalhador morreu esmagado por uma peça de 60 toneladas que despencou sobre ele. Edimilson Gomes dos Santos, tinha 27 anos. Depois do acidente, a empreiteira contratada desistiu do serviço. O entroncamento foi planejado pelo Governo Federal e orçado em R$ 15 milhões à época,  integrando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em julho deste ano, as obras foram retomadas pela concessionária Ecovias do Cerrado, vencedora do processo de concessão do trecho de 437 km das BRs-364 e 365, em Goiás e Minas Gerais.

Duplicação
Segundo o Ministro Tarcísio Freitas, a duplicação da rodovia no sentido Patrocínio terá um orçamento de R$ 13,7 milhões. “Será um ano no trabalho projeto e contratação da obra de Uberlândia até entroncamento com a (BR) 040. As intervenções são para aumentar segurança e melhoria de viagem”, afirmou.

Nos últimos seis meses a concessionária retomou os trabalhos no local como uma das exigências do processo de concessão do trecho.


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