(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kalil sobre reabertura: 'Números caem, mas não na velocidade que deveriam'

Prefeito avalia reabertura gradual. Ele reúne com o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 na tarde desta segunda (25) para avaliar novas medidas


25/01/2021 14:52 - atualizado 25/01/2021 15:14

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), durante entrevista coletiva em 30 de dezembro (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), durante entrevista coletiva em 30 de dezembro (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
O prefeito de Belo Horizonte (PBH), Alexandre Kalil, disse em entrevista ao site Uol na tarde desta segunda-feira (25/01) que estuda a reabertura gradual do comércio. Nesta tarde, ele já deve se reunir com o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19.

"Eu vou ter uma reunião hoje ainda. Os números estão caindo. Não na velocidade que deveriam. Acho que abertura gradativa e as pessoas entendem. A televisão que passa na minha casa é a televisão que passa na sua casa. Por isso ninguém quer morrer né? Morrer agora que a vacina ta chegando?", questionou o prefeito.

Ele ainda frisou que "quem abre comércio não é a prefeitura, são os números".  

O prefeito destacou que a retomada do comércio em Belo Horizonte ocorreu diferente de como aconteceu em outras localidades do país. "Nosso abre não é como foi no Brasil. É um abre com álcool em gel, com gente na porta... É um abre diferente."

Disse ainda que o "lockdown" é uma expressão nacional. "Quem faz 'lockdown' é Paris. Eu não posso fechar supermercado, farmácia... Não posso acabar com transporte público. Fechamos o que podia fechar. Caso fosse ao contrário, não seria 'lockdown' e sim o caos." 

E acrescentou: "Temos que ter cuidado com essa palavra. Podemos restringir o máximo possível". 

Os números


Pela primeira vez em 2021, a taxa de ocupação das UTIs para COVID-19 está abaixo dos 80% em Belo Horizonte. Conforme o último boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, publicado na sexta-feira (22/01), o indicador está em 79,3%, cerca de dois pontos percentuais a menos que no levantamento anterior.

Novos números devem ser divulgados no fim da tarde desta segunda-feira.

Quanto às mortes, BH registrou mais 25 no boletim da sexta. A cidade soma 81.654 diagnósticos confirmados da doença: 74.094 pessoas recuperadas, 5.395 em acompanhamento e 2.165 mortos.  Há 114 óbitos em investigação.

 

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)