(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA EM BH

MP nega ter recomendado retorno das aulas nas escolas particulares de BH

Ministério Público esclarece que recomendação pela restituição de alvarás dos estabelecimentos exige apenas o cumprimento de regras processuais


22/01/2021 17:33 - atualizado 22/01/2021 18:49

Escolas particulares em Belo Horizonte têm funcionado de forma remota e on-line desde março do ano passado(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
Escolas particulares em Belo Horizonte têm funcionado de forma remota e on-line desde março do ano passado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) esclareceu, por meio de nota, o real intuito de uma recomendação que fez à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nessa quarta-feira (20) para a restituição do alvará de funcionamento de escolas particulares sediadas na capital. Segundo o órgão, em momento algum, a recomendação tratou de retorno das aulas nestes estabelecimentos.

 

Conforme consta no documento de recomendação, expedido na segunda-feira (18), o MPMG tem como objetivo a revogação do Decreto Municipal 17.435/2020, ‘restituindo-se todos os Alvarás de Localização e Funcionamento (ALF) das instituições privadas de ensino que foram suspensos e/ou cassados sem observância do devido processo legal administrativo que assegure o contraditório e a ampla defesa dos infratores’".

 

Segundo o MPMG, a eventual revogação do decreto não prejudica a adoção, pela PBH, de qualquer outra medida compatível com os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, e considerada necessária ao controle da transmissão do novo coronavírus.

O órgão ainda avalia que não seria atribuição da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, que notificou o executivo municipal, tratar do tema de retorno às aulas presenciais, que é acompanhado no âmbito do MPMG pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e da Saúde.

 

As escolas particulares com sede em Belo Horizonte têm funcionado de forma remota e on-line desde março do ano passado. A PBH tem 15 dias para apresentar as informações solicitadas ao MPMG. De acordo com o executivo municipal, a prestação de contas e possível defesa serão encaminhadas no prazo previsto.

 

*estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)