(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMPASSE CONTINUA

Prefeitura volta a informar que não há data para retorno das aulas em BH

Executivo municipal esclareceu novamente que volta às escolas depende da queda dos indicadores que medem a gravidade da pandemia


14/01/2021 20:39 - atualizado 14/01/2021 21:11

Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de BH, é uma das que vão ficar fechadas por tempo indeterminado(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 05/02/2020)
Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de BH, é uma das que vão ficar fechadas por tempo indeterminado (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 05/02/2020)

 Os estudantes matriculados na rede municipal de Belo Horizonte não têm data para voltar à rotina. Em comunicado nesta quinta (14/01), a prefeitura voltou a informar que o retorno só será avaliado após os indicadores (ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria e fator RT) caírem na cidade.

 

"As condições seguras para retorno das aulas presenciais dependem da baixa taxa de incidência do vírus (circulação) e da redução da ocupação de leitos, sobretudo de UTI. Se os indicadores acima citados apresentarem margem de segurança, o retorno poderá acontecer", esclareceu a PBH.

 

boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura desta quinta mostra que houve aumento nos níveis dos três indicadores.

 

A taxa da ocupação das UTIs cresceu de 85,6% para 86,3% e continua na zona crítica da escala de risco, além dos 70%.

 

Essa é a realidade desse monitoramento desde 17 de dezembro.

 

Após bater o nível mais grave nessa quarta (13/1), o percentual de uso das enfermarias aumentou de 70,5% para 71%.

 

Já o número médio de transmissão por infectado cresceu de 1,06 para 1,08 e se manteve no estágio de alerta pelo 11º dia consecutivo.

 

“Antro de contágio”

 

Essa não foi a primeira vez que a prefeitura freou os pedidos de retorno das aulas em BH. Em setembro, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) chamou as escolas de "antro de contágio" do coronavírus.

 

“Vim aqui matar um assunto. Um assunto que não pode ser politizado. A escola está provada aqui e no mundo que é um antro de contágio. A escola é compulsiva", disse.

 

Ainda na ocasião, Kalil leu manchetes que circularam na imprensa internacional sobre os efeitos das reaberturas de escolas. O prefeito trouxe exemplos da Coreia do Sul, da França e da Alemanha.

 

Ainda naquele mês, Kalil publicou decreto que suspendeu os alvarás de funcionamento das escolas.

 

Em outubro último, o Ministério Público de Minas Gerais recomendou que a prefeitura apresentasse um plano para retomada das aulas.

 

O MP pretendia garantir a "implementação de projetos pedagógicos e condições de segurança sanitária que viabilizem o exercício do direito à educação", ainda que sem aulas presenciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)