(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

BH tem novo alerta de chuva com raios e rajadas de vento

Alerta emitido na tarde desta sexta-feira (08/01) pela Defesa Civil vale até a manhã de sábado (09/01); redobre a atenção


08/01/2021 15:13 - atualizado 08/01/2021 15:52

Na foto, Praça da Estação, na região Central de BH(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Na foto, Praça da Estação, na região Central de BH (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde desta sexta-feira (08/01) um novo alerta de possibilidade de chuva (30 a 50mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até as 8h deste sábado (09/01).

Chuva, sufoco no trânsito e mais temporais à vista em BH 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira registrou nos primeiros sete dias de janeiro de 2021 um acumulado de 170,5 mm de chuvas. A média climatológica para janeiro é de 329,1mm, portanto, já choveu 51,8% do esperado para o mês. 

A estação de referência, tanto para a climatologia mensal quanto para o percentual acumulado, é a estação climatológica principal situada no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de BH. %u2800

Ontem, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte voltou a bloquear a passagem de veículos na Avenida Tereza Cristina, entre as regiões do Barreiro e Oeste, por causa do risco de transbordamento do Ribeirão Arrudas e do Córrego Ferrugem.

A limitação durou por volta de uma hora, entre as 19h e 20h. Ao menos duas árvores caíram, no Padre Eustáquio e no Centro. Semáforos desligados e ônibus lotados também marcaram o horário de pico.  

Recomendações da Defesa Civil


 - Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
 - Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
 - Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
 - Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
- Procure estacionar em um local seguro e coberto.

 Fonte: Defesa Civil BH

Em Minas 


Esta sexta-feira terá novamente tempo abafado com as típicas pancadas de verão, à tarde e à noite, em grande parte de Minas Gerais.  De acordo com o Inmet, o direcionamento da umidade da Amazônia para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, aliado ao aquecimento diurno, mantém as condições favoráveis para a formação de áreas de instabilidades e consequentemente para as pancadas de chuva, que podem apresentar intensidade mais forte em áreas do Centro-Sul e Oeste do Estado.

 As temperaturas permanecem estáveis em todas as regiões mineiras, com a máxima do estado em torno de 38 graus no Vale do Jequitinhonha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)