(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUMADINHO

COVID-19: Inhotim vai fechar a partir desta quinta-feira

Fechamento é temporário e vai até o dia 17; decisão segue o decreto de Brumadinho para controlar o avanço da COVID-19 na cidade


06/01/2021 21:09 - atualizado 08/01/2021 12:40

O museu permaneceu aberto por dois meses. Foram oito meses de portas fechadas desde o início da pandemia(foto: Reprodução/Instituto Inhotim)
O museu permaneceu aberto por dois meses. Foram oito meses de portas fechadas desde o início da pandemia (foto: Reprodução/Instituto Inhotim)
A partir desta quinta-feira (07/01), o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, fechará as portas novamente. O fechamento do museu a céu aberto está previsto até o dia 17 de janeiro. A decisão foi tomada após o recuo das atividades na cidade para conter o avanço do novo coronavírus.

Em nota, o Inhotim informou: "O Instituto Inhotim, sempre em consonância com as orientações dos órgãos oficiais de saúde, suspende a sua visitação de 7 a 17 de janeiro de 2021, após a determinação de lockdown parcial decretada pelo município de Brumadinho. Novos ingressos já podem ser adquiridos para datas a partir de 22 de janeiro, previsão de reabertura do parque."

Os ingressos para visitação já podem ser comprados através do site.
 
O decreto publicado pela pela prefeitura de Brumadinho, nessa segunda-feira (04/01), também proíbe a abertura de escolas, espaços culturais e parques e praças com áreas de recreação. Ainda suspendeu o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, incluindo o comércio de bebidas alcóolicas.

Nas últimas semanas, Brumadinho registrou números expressivos de casos confirmados de COVID-19, o que obrigou o município a tomar medidas mais duras para tentar frear o índice alto de contaminação. A cidade está na fase vermelha, a mais restrita do Minas Consciente.
 
 
Desde o início da pandemia, o museu só abriu durante dois meses. Foram oito meses de portas fechadas e de muitas dificuldades. O Inhotim já demitiu cerca de 84 pessoas de lá para cá e diversas ações foram realizadas para conter os gastos.

Diante do novo fechamento, o Instituto terá de enfrentar mais uma crise. Se as expectativas estavam altas para este mês, período de férias onde muitas pessoas passam por lá, agora o clima é de preocupação.

Vale ressaltar que há muito tempo o museu vem sofrendo com as consequências de diversas situações. Antes da pandemia ganhar forma e obrigar o fechamento do espaço, o Inhotim já estava afetado pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, em janeiro de 2019. Desde o desastre, o turismo nunca mais foi o mesmo e o museu teve que “reconquistar” os visitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)