(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Instabilidade aumenta chance de temporais durante a semana em Minas Gerais

Pancadas de chuva poderão ocorrer no período da tarde e da noite em todo o estado


03/01/2021 20:44 - atualizado 03/01/2021 21:10

Na Grande BH, a previsão é de um volume de chuva de 30mm a 60mm a cada hora(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Pres)
Na Grande BH, a previsão é de um volume de chuva de 30mm a 60mm a cada hora (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Pres)

Os primeiros dias úteis de 2021 serão de tempo instável em todo o estado de Minas Gerais, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e à noite. Como ocorre nos meses de janeiro, o céu ficará encoberto de nuvens em decorrência da instabilidade atmosférica que atua sobre todo o país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana terá chuvas entre 30mm a 60mm por hora e ventos de 60 km/h a 100 km/h em áreas isoladas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Noroeste, Rio Doce, Central, Zona da Mata, Sul e Grande BH. 
 
Já no Norte, Vale do Mucuri e do Jequitinhonha, as chuvas serão entre 20mm e 30mm a cada hora durante a semana, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h. A temperatura em todo o estado ficará entre 13ºC e 15ºC (mínima) e 36ºC e 38ºC (máxima). 

Em Belo Horizonte, os termômetros marcarão entre 18ºC e 28ºC, com chance de pancadas isoladas. O volume  de chuvas registrado nos três primeiros dias na capital mineira foi de 111,3mm. De acordo com o Inmet, A média climatológica é de 329,1mm em todo o mês de janeiro.
 
Em Uberlândia, no Triângulo, os termômetros ficarão entre 19ºC e 32ºC. Em Monte Verde, no Sul do estado, a mínima será de 13ºC e a máxima, 23ºC, sinalizando uma queda de temperatura em relação à última semana. Já em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a temperatura ficará entre 16ºC e 27ºC. Em São João del Rei, a mínima será de 18ºC e a máxima, 30ºC.
 

Alerta da Defesa Civil 


Com a possibilidade de novos temporais, a Defesa Civil de Minas Gerais organizou força-tarefa para atuar em várias frentes no estado. No período chuvoso de 2020/2021, cinco pessoas morreram, cinco se feriram, 115 ficaram desabrigadas e 580 desalojadas. As mortes ocorreram em Capitólio (2), Muriaé,  Pedras da Maria da Cruz e Carmo do Rio Claro. 
 
“A Defesa Civil Estadual está em regime de trabalho de 24h acompanhando as situações climáticas e geológicas do estado neste feriadão! As precipitações pluviométricas no Estado foram altas, mas dentro das previsões meteorológicas para o período. Matemos o efetivo de prontidão e não houve colapso do sistema. Todas as anomalias climáticas foram respondidas com os meios pessoais e logísticos já previamente escalados”, avisou a corporação.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)