(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALÍVIO NA PANDEMIA

Concerto natalino leva alegria a hospital na Região Centro-Sul de BH

Apresentação com músicas eruditas e populares ocorre no jardim do Hospital Luxemburgo e segue todos os protocolos sanitários da OMS


21/12/2020 12:53 - atualizado 21/12/2020 14:33

Como se trata de um hospital, a apresentação ocorre em área externa(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Como se trata de um hospital, a apresentação ocorre em área externa (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Na semana do Natal, os sons eruditos e populares, que celebram a chegada do Menino Jesus, ocupam casas, espaços públicos e centros de saúde de todos os portes. Na manhã desta segunda-feira (21/12), eles ecoam no jardim do Hospital Luxemburgo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, num projeto idealizado pelo Instituto Mário Penna e Espaço de Cultura e Arte (ECA) e apresentação do trio Ad Libitumm, formado pelo pianista Ricardo Matosinho, pelo barítono Pedro Vianna e pela cantora solista Fabíola Protzner. 

Conforme os organizadores, a proposta do projeto Música no hospital "é contribuir na recuperação dos pacientes e na humanização do ambiente hospitalar, estando destinado aos que se encontram internados, bem como aos familiares, visitantes e toda a equipe técnica do hospital".

Para o concerto natalino, o grupo Ad Libitum selecionou obras de compositores de música erudita e consagradas canções do universo popular.
No local, houve orientação aos presentes quanto ao protocolo para evitar qualquer aglomeração(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
No local, houve orientação aos presentes quanto ao protocolo para evitar qualquer aglomeração (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

Estão no repertório Adestes Fidelis (autor desconhecido/domínio público), Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber), Hallelujah (L. Cohen), Ave Maria (Gounod/ domínio público), Pai Nosso (Albert Hay Malotte), O Holy Night (Adolphe Adam/ domínio público), Céu de Santo Amaro (Flávio Venturini), Chegou Natal (folclórica alemã/domínio público), Quero ver (desconhecida/domínio público), Então é Natal (John Lennon), We Wish You a Merry Christmas (desconhecido/ domínio público), Ah! Vinde todos à porfia (liturgia Cristã/domínio público), Boas Festas (Assis Valente), Jingle Bells/Bate o Sino (James Lord Pierpont/domínio público)e Feliz Navidad” (José Feliciano).

Em respeito ao protocolo de segurança referente à COVID-19, os músicos e a equipe envolvida no projeto usarão máscaras e manterão o distanciamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Músicos durante o concerto(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Músicos durante o concerto (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

Como se trata de um hospital, a apresentação ocorre em área externa. No local, haverá orientação aos presentes quanto ao protocolo para evitar qualquer aglomeração. 

“A ideia é que a música dissemine pelo hospital e que o som cause uma boa supresa para quem estiver em todo o ambiente hospitalar, trazendo”; conta Gizelle Mesquita Evangelista, coordenadora do Setor de Humanização e Psicologia Hospitar do Instituto Mário Penna. 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)