(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Verão começa hoje e pode ter forte calor e menos chuva em Minas Gerais

Há possibilidade de veranico, períodos curtos de estiagem, a partir de janeiro. Enquanto isso, Natal deve ser com chuva em BH e outras cidades


21/12/2020 09:28 - atualizado 21/12/2020 14:53

Manhã de céu claro e poucas nuvens na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Abaixo, vista dos bairros Funcionários e São Lucas(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Manhã de céu claro e poucas nuvens na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Abaixo, vista dos bairros Funcionários e São Lucas (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)


O verão começou às 7h02 desta segunda-feira e promete um cenário diferente do período registrado no início de 2020 em Minas Gerais. Segundo a meteorologia esta é a estação mais chuvosa no Brasil, mas em 2021 a climatologia indica que as chuvas podem ficar em nível normal ou ligeiramente abaixo da média, o que aumenta o calor ainda mais.  

Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belo Horizonte, no início deste ano, quando a capital e outros municípios foram atingidos por fortes chuvas que provocaram enchentes e desabamentos e mortes, o estado estava sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que carrega umidade do Norte do país e provoca chuvas intensas. Esse mesmo fenômeno tem agido no estado nas últimas semanas.

No entanto, no início do ano que vem, haverá uma mudança. “A climatologia indica uma estação mais quente e menos chuvosa em algumas áreas de Minas, com a temperatura máxima e mínima um pouco acima da média”, diz. 

“Janeiro pode começar com veranico. Repetir o janeiro deste ano acho difícil. Não há outros fenômenos atuando, só o La Niña, que está influenciando (o verão) a ser menos chuvoso”, explica. O veranico ocorre quando um bloqueio atmosférico sobre uma região impede a chegada das frentes frias, provocando estiagens de sete a 15 dias. Com menos chuva, é importante evitar abusos e adotar o consumo consciente de água. “A climatologia indica chuva ligeiramente abaixo da média. Consequentemente, não se espera muita precipitação nos reservatórios”, comenta Souza. 

Com a radiação solar intensa, as temperaturas tendem a subir no estado, com a máxima chegando aos 38°C ou até 40°C em algumas áreas, principalmente no Norte do estado. 

Em Belo Horizonte, onde a mínima no verão costuma ficar na casa dos 19°C, neste verão pode chegar aos 21°C, com a máxima de até 35°C. Se a umidade do ar na cidade estiver mais alta, a tendência é de clima abafado, segundo o meteorologista. 

O verão termina às 6h02 de 20 de março do ano que vem.

Natal com chuva


Para esta semana, a previsão é de que a frente fria que se encontra no litoral de São Paulo chegue ao estado na terça-feira, provocando chuvas significativas. Assim, a partir de amanhã há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em boa parte do estado. 

Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 19°C e a máxima pode chegar aos 31°C hoje. No interior do estado, a máxima prevista é de 36°C nas regiões Norte, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha.

Já com a frente fria, o clima muda novamente. As temperaturas devem cair gradativamente até a quinta-feira, véspera de Natal. Com o céu encoberto pelas nuvens, o tempo deve esfriar. 

A previsão para o natal é de temperatura entre 18°C e 24°C na capital mineira. No estado, a máxima não deve passar dos 30°C. Também há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia na quarta e quinta-feira em grande parte de Minas Gerais. No sábado, o sistema começa a enfraquecer as chuvas diminuem. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)