(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FENÔMENO RARO

Astronomia: ''Estrela de Belém'' pode ser vista nesta segunda-feira (21/12)

A conjunção dos planetas Júpiter e Saturno será observada a olho nu


21/12/2020 10:20 - atualizado 21/12/2020 14:31

(foto: Getty Images)
O céu está diferente: um fenômeno celeste, que já está ocorrendo, ficará completamente visível no início da noite desta segunda-feira (21/12). Conhecido como “Estrela de Belém”, o evento é um raro alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno e poderá ser observado de qualquer parte da Terra. 


O movimento de alinhamento é chamado de “Estrela de Belém” por acontecer próximo ao Natal e no mesmo dia de início do solstício de verão no hemisfério sul. Na verdade, a denominação dada por astrofísicos e demais estudiosos da área é “Grande Conjunção”. 

A aproximação dos dois planetas não é real, ela pode ser classificada como um truque de perspectiva, dado que a distância entre a Terra e Júpiter passa dos 800 milhões de km e o mesmo vale para Júpiter e Saturno. Algumas postagens na internet falam sobre a raridade desse fenômeno, que aconteceu pela última vez em 1623.

Os dois astros ‘se encontram’ a cada 19,6 anos, mas a conjunção de 2020 é a mais próxima em 397 anos. Em termos técnicos, serão cerca de 6 minutos de arco, e cada minuto é um ângulo igual a 1/10 do grau, e cada grau é 1/360 do círculo. 

Para comtemplar o fenômeno de uma maneira ainda mais nítida, um binóculo ou telescópio podem ser usados.

Estrela de Belém

A Estrela de Belém é, de acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante que cruzou o céu do Oriente indicando o nascimento de Jesus. Algumas hipóteses se formaram sobre esse fenômeno, inclusive que a suposta estrela era a Grande Conjunção dos dois planetas. O retorno do evento nos dias antecedentes ao Natal, fizeram o nome ganhar ainda mais força.
 

 
*estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)