(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Prefeitura autoriza clientes a montarem pratos em self-services de BH

Desde a reabertura de restaurantes e afins na capital mineira, em agosto, serviço estava sendo feito por funcionários dos estabelecimentos


17/12/2020 19:57 - atualizado 17/12/2020 23:07

Clientes poderão montar os próprios pratos no sistema self-service, desde que sigam as regras(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Clientes poderão montar os próprios pratos no sistema self-service, desde que sigam as regras (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou clientes a montarem os próprios pratos no sistema self-service em restaurantes, lanchonetes, sorveterias e afins. A medida, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), começou a valer nesta quinta-feira (17/12) e tem regras a serem seguidas pelos estabelecimentos.

Antes, os comerciantes tinham que disponibilizar um funcionário para servir os pratos dos clientes. Com a nova portaria, o colaborador precisa ficar encarregado exclusivamente de borrifar álcool 70% nas mãos dos consumidores antes de eles servirem os pratos, que devem ser entregues pelo próprio empregado.

Os clientes precisam ficar de máscara durante todo o percurso e não poderão manusear outros objetos que não sejam os utensílios utilizados para o serviço. Os funcionários também têm que monitorar os consumidores para que sejam seguidas as regras de segurança para evitar o contágio da COVID-19

Os estabelecimentos também têm a opção de manter o sistema antigo, ou seja, deixando um funcionário à disposição para montar os pratos dos clientes.

Para Matheus Daniel, presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), o decreto foi bem recebido pelo setor de restaurantes e afins. Para Matheus, os maiores desafios na portaria antiga ficavam por conta do deslocamento de funcionários para servir os clientes e a comunicação entre os colaboradores e os consumidores. 

"A portaria foi muito bem recebida pelo setor, afinal, 70% dos restaurantes que trabalham com almoço utilizam-se deste método. O impacto causado por ter que colocar alguém servindo o prato dos clientes era imenso, eram de três a quatro pessoas a mais para realizar esse serviço. A comunicação ficava comprometida pela máscara, as vezes o cliente acabava abaixando a máscara para falar que “ah, quero mais arroz, mais feijão…” e isso complicava muito o serviço", avaliou.

Veja todas as regras


  • O serviço de buffet na modalidade de autosserviço (self service) será admitida desde que sejam cumpridas as seguintes condições:
  • Um funcionário, utilizando máscara e protetor facial, fique encarregado exclusivamente de borrifar álcool 70% (setenta por cento) nas mãos dos clientes antes do acesso ao balcão expositor e sempre que necessário;
  • Bandejas, pratos, talheres, guardanapos e copos estejam protegidos e sejam entregues aos clientes por funcionários;
  • A higienização das mãos dos funcionários seja assegurada;
  • Os clientes devem permanecer de máscara durante todo o percurso e não poderão manusear outros objetos que não os utensílios utilizados para o serviço.
  • Os clientes devem ser monitorados e orientados por funcionário do estabelecimento no percurso assegurando o cumprimento dos protocolos e promovendo a troca imediata de talheres caso necessário e, obrigatoriamente, nas situações em que algum cliente atenda telefone celular, coloque as mãos na máscara, nos cabelos, espirre ou tussa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)