(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: médicos relatam em vídeo situação caótica em São João del-Rei

Santa Casa de Misericórdia da cidade tem ala destinada a infectados totalmente ocupada há cerca de uma semana; médicos pedem apoio da população


13/12/2020 15:11 - atualizado 13/12/2020 21:46

Médicos da casa de saúde pediram colaboração popular para superar momento difícil(foto: Reprodução)
Médicos da casa de saúde pediram colaboração popular para superar momento difícil (foto: Reprodução)
A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, vive momento delicado no enfrentamento ao coronavírus. A casa de saúde está com a área destinada à pandemia totalmente ocupada há cerca de uma semana. Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (13/12), médicos da instituição relatam a dramática situação e pedem apoio da população no respeito às medidas preventivas.



Segundo o médico Sérgio Veloso, coordenador da ala destacada aos infectados pelo coronavírus, os novos pacientes têm chegado à Santa Casa com sintomas muito agudos. “A gente consegue ter uma rotatividade nos leitos, com alguns pacientes de gravidade menor. Mas, infelizmente, o que temos visto atualmente são pacientes chegando cada vez mais graves. Cada vez precisando de mais tempo de internação”, afirma.

O vídeo foi gravado nesse sábado (13), no fim da tarde. Na gravação, Veloso relata que a alta procura por vagas tem impedido a recepção de doentes vindos de cidades vizinhas. “Uma característica da nossa unidade foi sempre receber os pedidos de vaga que chegaram aqui. Infelizmente, nos últimos dias, não temos conseguido atender a ideia de dar acolhimento a toda a população sempre que fosse possível e necessário. Estamos trabalhando no máximo de nossa capacidade nos últimos sete a dez dias”, sustenta.

No mais recente boletim da Santa Casa, divulgado no sábado, havia 18 pacientes internados na ala de COVID-19. Desses, seis tinham o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Desde o início da pandemia, o hospital já recepcionou 234 cidadãos com suspeita da infecção. Vinte e três mortes foram registradas.

“A guerra não acabou. Pelo contrário: agora, a gente está em nosso pior momento”, afirma a infectologista Janaína Teixeira, que dá expediente na instituição.

Dificuldades na captação de profissionais


A Santa Casa são-joanense enfrenta duro obstáculo na busca por novos leitos: a ausência de profissionais capacitados para gerir as estruturas. O desabafo foi feito, no vídeo, pelo coordenador do hospital, Allysson Dângelo de Carvalho.

“Temos tido bastante dificuldades em encontrar médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Não é simplesmente abrir um leito e colocar equipamentos. A gente precisa colocar qualidade no atendimento à população”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)