(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA

Começa mais uma audiência de conciliação entre governo de Minas e Vale

Esta é a terceira tentativa de conciliação sobre a reparação de danos socioambientais causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019


09/12/2020 15:47 - atualizado 09/12/2020 16:12

Audiência ocorre na tarde desta quarta-feira (9)(foto: Juarez Rodrigues/DA/EM/Press)
Audiência ocorre na tarde desta quarta-feira (9) (foto: Juarez Rodrigues/DA/EM/Press)
Começou na tarde desta quarta-feira (9) mais uma audiência de conciliação entre a Vale, o governo de Minas e demais partes interessadas, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A ação visa a reparação dos danos socioambientais provocados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019.

A primeira audiência ocorreu em 22 de outubro e a segunda em 17 de novembro, ambas terminaram sem acordo entre as partes. A nova audiência foi marcada para hoje.

"Terminou sem acordo porque as instituições jurídicas, MPMG, Defensoria Pública, apresentaram uma contraproposta ontem à noite e a companhia Vale não tinha tido acesso ainda a essa contraproposta. Então, eles vão precisar de um tempo para se inteirar", informou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, no fim da audiência do dia 17.

O governo de Minas pede o pagamento de R$ 54 bilhões, e a contraposta da Vale, de R$ 21 bilhões, não foi aceita. As tratativas por uma conciliação buscam evitar uma batalha jurídica de anos ou décadas, iniciando a reparação de danos socioambientais imediatamente.

O governo ressalta que se trata de uma ação envolvendo danos coletivos econômicos e sociais causados ao Estado, não interferindo em ações sobre direitos individuais dos atingidos, que constituem processos à parte.

Durante todas as audiências, movimentos dos atingidos pela barragem fazem manifestação na porta da sede do tribunal, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)