(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEROSIDADE

Papai Noel decreta Natal até fevereiro em BH; saiba como doar brinquedos

Espírito de solidariedade será mantido mesmo com cancelamento do evento natalino no Restaurante Popular


09/12/2020 14:30 - atualizado 09/12/2020 15:29

Durante o Natal, o educador Mário de Assis se veste de Papai Noel e distribui presentes pela cidade(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Durante o Natal, o educador Mário de Assis se veste de Papai Noel e distribui presentes pela cidade (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
A época do ano tão esperada pelos barbudos de bota preta e roupa vermelha chegou com algumas mudanças em 2020. A pandemia do novo coronavírus exige que comemorações acaloradas com muita gente e abraços sejam suspensas. Mas não é por isso que o encanto do Natal será perdido.

O educador Mário de Assis, de 70 anos, que interpreta o Papai Noel há 33, resolveu fazer uma ação baseada na 'teimosia do amor'. Sem poder atuar como bom velhinho no tradicional Almoço Natalino do Restaurante Popular BH – que ele participa há 26 anos –, Mário resolveu inovar.

Além da ousadia em 'decretar' festividades natalinas até 16 de fevereiro, neste ano, o homem carregado de generosidade já começou a receber doações de brinquedos novos e usados (em bom estado e que não incitem a violência, segundo Mário), material escolar e pedagógico que serão levados para ONGs e outras instituições carentes.

"Isto mesmo, o Papai Noel Mário de Assis instituiu o seu próprio decreto e vai levar alegria aos mais pobres até a semana do Carnaval. Fui audacioso para termos tempo de levar alegria às pessoas", informou o educador. As doações podem ser entregues nos seguintes locais em horário comercial:

  • Rua dos Goitacazes, 15, Centro, Belo Horizonte
  • Rua dos Goitacazes, 76, Centro, Belo Horizonte
  • Rua Padre Pedro Pinto, 1.393, Venda Nova, Belo Horizonte
  • Avenida Afonso Vaz de Melo, 387, Barreiro, Belo Horizonte
  • Avenida João César de Oliveira, 1244, Eldorado, Contagem

“A necessidade do Natal não está só em quem recebe, mas em quem dá. As pessoas têm muita vontade de dar presentes. Muitas pessoas me ligaram. Por isso estou traçando o plano B e o C", conta o Papai Noel.

Segundo ele, este outro plano é o envio de vídeos para idosos que estão isolados. O trabalho é voluntário e ele não cobra nada por isto. Basta entrar em contato direto com Mário pelo whatsapp: (31) 9 9601-5179.

'Máscara não é mordaça'

O bom velhinho conta que a decisão de não parar com as atividades natalinas foi tomada depois de um momento de reflexão com ele mesmo.

“Minha barba está crescendo desde março. No sábado chorei o dia todo em frente ao espelho, me perguntando a Deus qual o rumo eu deveria ter. Me sinto frustrado, mas essa reclusão não vai me tornar refém. Vou continuar praticando o bem. Vou obedecer os protocolos. A minha máscara não é uma mordaça”, disse Mário de Assis.

Ele conta que se identifica com o personagem independente do figurino. “Sou o Papai Noel, não adianta eu tirar a roupa”, ele afirma. “Agora estou precisando da boa fé das pessoas para que a gente possa conseguir levar carinho e otimismo neste ano tão difícil. Quero que todas as pessoas sejam lembradas no natal.”

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, 'em função da pandemia e das orientações de prevenção ao contágio da doença, o tradicional Natal dos Restaurantes Populares não será realizado em 2020'.

Os quatro restaurantes funcionarão normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro, sendo 25 com atendimento apenas à população em situação de rua, como já tem sido feito aos finais de semana e feriados.

Fora dos shoppings

Os papais noéis que trabalhavam em shoppings ficaram sem emprego este ano e também tiveram de inventar novas histórias.

Faz foto em família e, tecnológico, não dispensa uma videochamada. Mas anda arredio aos abraços e à conversa muito perto do pé da orelha. Recomendações médicas, que nem a magia do Natal consegue evitar...

Para contratar esses personagens, o contato é com a Associação dos Papais Noéis (Aspanoeis), pelo telefone (31) 98405-3245.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)