
Pelo boletim do Inmet, 13 regiões estão sob influência de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora, se concentrando em um volume final de 50 a 100 mm no dia. Podem ocorrer ventos intensos, de 60 a 100 km/h, trazendo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Somente partes das regiões Norte e norte dos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri se encontram fora do alerta de perigo. Sob a influência das tempestades se encontram a Grande BH, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Norte, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste, Triangulo, Alto Paranaiba, Central, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.

Na quarta-feira (09/12), a previsão é de dia chuvoso em todos os períodos, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na parte da manhã, tendendo uma redução das precipitações com tempo encoberto e chuviscos na tarde e noite. As temperaturas máximas caem de 25°C para 23°C, mas a mínima se mantém em 18°C. O restante da semana também segue chuvoso segundo a previsão, até o sábado (12/12).