(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSTO

Vídeo: lobo-guará é visto passeando pelas ruas de Lavras

Lobo-guará foi visto na avenida Otacílio Negrão de Lima, em área Central de Lavras. Bombeiros se deslocaram até o local, mas não capturaram o animal


07/12/2020 12:40 - atualizado 07/12/2020 16:50

Lobo-guará é surpreendido passeando pela Avenida Otacílio Negrão de Lima, em Lavras(foto: Reprodução/Redes Sociais)
Lobo-guará é surpreendido passeando pela Avenida Otacílio Negrão de Lima, em Lavras (foto: Reprodução/Redes Sociais)
 

Um lobo-guará chamou a atenção de um grupo de jovens que passava de carro na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no Bairro Retiro, em Lavras, no Sul de Minas. O animal transitava pelas ruas da cidade na madrugada desse domingo (6/12).

 

 

 

O Corpo de Bombeiros de Lavras foi chamado e se deslocou até o local para a captura. Segundo o soldado Santos, a guarnição não conseguiu visualizar o animal na região, mas confirmou que o vídeo foi gravado em Lavras.


Segundo o pesquisador do Instituto Pró-Carnívoros, Ricardo Luiz Pires Boulhosa, pela análise do vídeo, o animal aparenta ser adulto e demonstra estar assustado. O pesquisador explica que o animal não oferece risco. “Lobos não atacam pessoas. É uma espécie muito tímida e assustada. Mas se ele se sentir acuado pode revidar. Tomara que tenha conseguido voltar para a área dele.”  

 

Boulhosa ressalta que esses animais têm sido vistos com cada vez mais constância em área urbana devido à expansão imobiliária e também em períodos que coincidem com colheitas. “Essa região no Sul de Minas ainda faz parte do bioma cerrado e é, hoje, uma das mais ameaçadas do Brasil.”

A recomendação é que ao avistar essas espécies, evite-se a perseguição. “Registra, liga para o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para que seja feita a captura e evite a perseguição para não assustar ainda mais o animal”, orienta o pesquisador.

  

O lobo-guará é um animal silvestre e selvagem, encontrado geralmente no cerrado. Ele tem uma pelagem alaranjada e longas pernas pretas, assim como a crina. A garganta e a ponta da cauda são brancas. Suas orelhas são grandes e é um animal esguio. Um macho pode alcançar até 91 centímetros de altura e máximo de 34 quilos.

Recentemente foi escolhido para estampar a nota de R$ 200 emitida pelo Banco Central do Brasil.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)