(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Pancadas de chuva permanecem em todo estado; BH tem alerta da Defesa Civil

Pode chover forte com raios e trovoadas em cidades de Minas Gerais. Belo Horizonte registra temperatura mínima de 19ºC


03/12/2020 10:02 - atualizado 03/12/2020 11:04

Possibilidade de chuva ocorre em todo estado(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Possibilidade de chuva ocorre em todo estado (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Se for sair, não se esqueça do guarda-chuva. A intensificação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à passagem de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste do Brasil aumenta a possibilidade de pancadas de chuva por todo estado de Minas Gerais.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com os meteorologistas do instituto, a qualquer hora do dia em áreas do Centro-Sul e Oeste mineiro a chuva pode ser localmente forte, e vir acompanhada de raios e trovoadas, além de rajadas de vento ocasionais.

Esse quadro de instabilidade no tempo no estado deve persistir nos próximos dias. As temperaturas máximas sofrem um leve declínio no Centro-Sul, mas ainda faz calor de até 38ºC em algumas cidades da Região Norte.

Clima em Belo Horizonte

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para possibilidade de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (4/12).

Segundo o Inmet, a temperatura mínima é de 19ºC na estação meteorológica Cercadinho, na Região Centro-Sul da capital, podendo alcançar a máxima de 27ºC na estação da Pampulha.

Cuidado com a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
(Fonte: Defesa Civil de BH)

Clima no estado

O céu fica nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana e Zona da Mata.

Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na Central Mineira, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.

Volume de chuva

De acordo com o Inmet, Belo Horizonte registrou um total de 160,6 milímetros de chuva no mês de novembro deste ano. A média climatológica é de 239,8 mm, ou seja, choveu apenas 67% do esperado para o mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)