(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Previsão do tempo

Alerta de tempestade e até granizo em Minas; chuvas fortes também em BH

Frente fria começa a atuar em Minas Gerais e promete chuvas para praticamente todas as regiões do estado


02/12/2020 07:36 - atualizado 02/12/2020 09:22

Manhã de céu entre muitas nuvens na capital mineira(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Manhã de céu entre muitas nuvens na capital mineira (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
O céu já amanheceu mais nebuloso na manhã desta quarta-feira (2/12) na capital mineira. Isso porque o avanço de uma frente fria deve deixar o tempo mais fechado em BH nos próximos dias. Para esta quarta, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva fortes, com raios, rajadas de vento e até granizo ao longo de todo o dia.

A maior nebulosidade também deve causar leve queda nas temperaturas máximas. Para hoje na capital, termômetros entre 18°C e 27°C - ante os 30°C dos últimos dias. Nos próximos dias, previsão de céu entre muitas nuvens a encoberto.

"A frente fria sempre está relacionada com chuvas significativas. Já atingiram o Triângulo e o Sudoeste nesta madrugada e, ao longo do dia, devem chegar à Região Metropolitana, Sul e Zona da Mata", explica Cleber de Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
Região em amarelo está em
Região em amarelo está em "risco potencial" de tempestades, segundo o Inmet (foto: Reprodução/Inmet)
 

Entre essa quarta e a quinta (3/12), o volume de chuva pode superar os 50mm na Grande BH. O Inmet já chegou a emitir um alerta de tempestade para o Centro-Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, com ventos intensos e até granizo. As pancadas devem atingir praticamente toda Minas Gerais pelo menos até o próximo dia 10.

"Será criada uma zona de convergência do Atlântico Sul, quando a frente fria estacionária se encontra com o transporte de umidade da Amazônia. Isso tende a termos dias consecutivos de chuva em todo o estado", completa o meteorologista.

No estado, a mínima nesta quarta foi de 14°C, no Sul, e a máxima deve chegar aos 38°C, no Norte, onde a frente fria ainda não começou a atuar.


*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)