(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUL DE MINAS

Prefeitura de Poços de Caldas libera o retorno de eventos em locais fechados

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (20) e impõe regras de prevenção à COVID-19


21/11/2020 14:07 - atualizado 21/11/2020 14:30

Eventos estão liberados, mas estabelecimentos devem funcionar com apenas 50% da capacidade de lotação(foto: Prefeitura Municipal/Reprodução)
Eventos estão liberados, mas estabelecimentos devem funcionar com apenas 50% da capacidade de lotação (foto: Prefeitura Municipal/Reprodução)
A prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, liberou o retorno de atividades em lugares fechados na cidade. O decreto sobre a decisão foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (20). Eventos como festas, jogos, recreação e feiras haviam sido proibidos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), foram tomadas algumas medidas para que as atividades possam ocorrer de forma segura.


Todos os profissionais da área de eventos passaram por um treinamento de prevenção à COVID-19. As pessoas que trabalham com a manipulação de alimentos nesses locais também receberam capacitação sobre boas práticas e higiene.


“Além de ajudar na retomada da prestação desse tipo de serviço, os procedimentos tomados serviram também como uma oportunidade para os profissionais que nunca haviam recebido capacitação sobre normas de higiene e boas práticas”, disse a coordenadora de Indústria e Comércio da Sedet, Diva Helena Funchal.

Além disso, foi estabelecido um escalonamento aos envolvidos na produção e na montagem dos eventos. Os donos de empresas do ramo precisam assinar um termo de responsabilidade sobre o cumprimento das normas. Os profissionais devem usar máscaras e estar atentos ao uso do álcool em gel.

Em caso de festas, por exemplo, a temperatura dos convidados deve ser aferida na entrada. Também são necessários profissionais nos banheiros para controlar a movimentação de convidados e para manter a limpeza do local. Os ambientes têm que ser higienizados de duas em duas horas e as mesas devem estar na distância determinada. Outra regra importante é que a comida não pode ficar exposta.  

Os estabelecimentos só podem funcionar com apenas 50% da capacidade de lotação. Também é permitida contratação de músicos, desde que haja distanciamento e o público não se aglomere em uma pista de dança, por exemplo. A recomendação é que crianças abaixo de dois anos não frequentem as áreas de recreação, como as brinquedotecas.

As feiras e exposições temporárias em praças também estão liberadas e devem seguir as normas de higiene.

Balanço da COVID-19 em Poços de Caldas


De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela prefeitura nesta sexta-feira (20), Poços de Caldas registrou 10 novos casos de COVID-19 desde quinta-feira (19). Atualmente, são 48 mortes confirmadas. O número total de contaminados é 1.805. Entre as pessoas que contraíram a doença, 1.432 foram curadas e 303 seguem em isolamento domiciliar. Além disso, 14 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em ala ou leito clínico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)