(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Betim: saiba onde ficam os pontos de apoio em caso de emergência por fortes chuvas

Previsão do Inmet é de chuvas fortes com alerta para granizo, ventos e trovoadas ao menos até quinta-feira. Em Betim, tempestade deixou estragos na madrugada desta quarta


18/11/2020 16:20 - atualizado 18/11/2020 18:11

Chuva forte deixou rastro de prejuízos em vários bairros de Betim na madrugada desta quarta-feira (18). No Jardim Alterosa um carro chegou a ficar pendurado. (foto: Defesa Civil/Betim)
Chuva forte deixou rastro de prejuízos em vários bairros de Betim na madrugada desta quarta-feira (18). No Jardim Alterosa um carro chegou a ficar pendurado. (foto: Defesa Civil/Betim)
A forte chuva que passou por Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na madrugada desta quarta-feira (18) deixou várias ruas e avenidas alagadas e muitos prejuízos em diversos bairros. Segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de tempestades continua para tempo instável, com rajadas de vento e trovoadas, com potencial de granizo e vendaval em todo o território de Minas Gerais até, ao menos, quinta-feira (19). São esperadas precipitações com até 50 milímetros, acompanhadas por fortes ventos de até 60 km/h na capital e em cidades da Grande BH

A noite foi longa para quem sofreu com a tempestade. Proprietário de um restaurante no bairro Santa Cruz/PTB, Raphael de Paiva e Souza, 26 anos, contabiliza o prejuízo e tirou o dia para limpar o local que foi invadido pela enxurrada. “Esse alagamento é recorrente aqui no bairro. Quando chove forte o escoamento da água precisa ir para o rio Betim, mas as manilhas não suportam”, conta Raphael que ficou com mesas e cadeiras boiando.
 
 
No Bairro Novo Amazonas, na região do Imbiruçu, o teto de um imóvel desabou na rua Norte. Cinco pessoas estavam dentro da casa, mas apenas uma sofreu ferimentos leves  e não precisou ser encaminhada a um hospital. No Bandeirinhas, uma rua foi invadida por lama e está interditada. A limpeza estava prevista para ter início na tarde desta quarta-feira (18). 
 
Também foram registradas quedas de árvores em várias regiões de Betim e desabamento de três muros nos bairros PTB e Guanabara, e no Jardim Alterosa um carro chegou a ficar pendurado. 
 
Por nota, a prefeitura de Betim disse que alguns pontos já estão em obras. “Atualmente, Betim tem 35 áreas oficiais de risco reconhecidas. Dessas, 23 já estão recebendo obras. Essas regiões foram mapeadas em 2012, sendo autorizadas, neste ano, a receber R$ 30 milhões do Governo Federal para a realização das obras. Além dessas, conseguimos mapear mais 19 áreas e estamos trabalhando para que elas também sejam reconhecidas como áreas oficiais de risco, com o objetivo de receber verbas federais para desenvolvermos obras que deixarão o local seguro." 
 
A Defesa Civil reforça as orientações para a população procurar um lugar seguro, onde a família possa se alojar no caso de emergência. O órgão também ressalta que é importante não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos, além de evitar alto de morros, topo de prédios, proximidade de torres de linhas telefônicas e de energia elétrica, além de não trafegar em ruas alagadas e nunca se abrigar ou estacionar debaixo de árvores.
 
Pontos de apoio em caso de necessidade de evacuar áreas de risco em Betim:
 
Centro: Rua Antônio da Silva, 26, Ingá
Imbiruçu: Rua Carlos Gomes Brandão, 60
Alterosas: Rua Goiânia, 47, Niterói
PTB: Rua Rio Jamuni, 75, Santa Cruz
Norte: Rua Patrocinio, 312, Bom Retiro/Homero Gil
Citrolândia: Rua Pedro João José, 101
Petrovale: Rua Portugual, 115
Teresópolis: Rua Lagoa Dourada, 41
Vianópolis: Rua Silva Lima, 200
Icaivera: Rua Pirá, 130
 
Se necessário, a população pode acionar os órgãos competentes por meio dos telefones:
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Defesa Civil: 199
Guarda Municipal: 153


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)