(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Lavras ganha reforço de peso para testes de COVID-19 da rede pública

LabCovid, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) também vai fazer testes para a Fundação Ezequiel Dias (Funed)


06/11/2020 20:15 - atualizado 06/11/2020 20:58

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, visitou o laboratório nesta sexta (6)(foto: Ufla/Divulgação)
O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, visitou o laboratório nesta sexta (6) (foto: Ufla/Divulgação)
LabCovid, laboratório do Departamento de Ciências da Saúde, situado no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu nesta sexta o painel de amostras para credenciamento na Rede de Apoio Técnico Laboratorial COVID-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Estruturado para a realização de testes moleculares para diagnóstico do novo coronavírus, ele vai atender a rede pública de saúde de Lavras e recebeu nesta sexta a visita do secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral. Ele também conheceu as obras do Hospital Universitário que está sendo construído no município.
 
O LabCovid é estruturado com equipamentos de alta tecnologia e vai atender, inicialmente, às demandas de testagem pré-determinadas pelas instituições responsáveis pelo enfrentamento da doença no município de Lavras, utilizando insumos adquiridos pela Ufla e pela Prefeitura Municipal de Lavras. 
 
Um segundo fluxo será a realização de testes e diagnósticos pela Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A previsão é que esse segundo atendimento ocorra já nos próximos dias.
 
O prefeito de Lavras, José Cherem, elogiou a estrutura. “Este laboratório é um marco tecnológico para enfrentamento da epidemia do novo coronavírus no nosso município. Pessoas suspeitas serão diagnosticadas através do método mais moderno existente até o momento, que é a biologia molecular. Podendo, então, serem isoladas e interromper a transmissão", disse. "Tudo isso em menos de 24 horas, com capacidade para realizar até 96 exames em um único dia.” 
 
De acordo com Carlos Eduardo Amaral, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) está circulando por Minas para observar de perto o panorama da saúde nas regiões. “A saúde é uma área com muitas obras em andamento, e sempre com muitas necessidades a serem atendidas. Nosso intuito é observar as oportunidades de melhoria nas regiões, para definirmos ações e prioridades”, explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)