(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Final de semana promete céu aberto e pouca chuva em BH

Temperaturas devem subir ao longo do final de semana e chuva só deve dar as caras no domingo, se houver


06/11/2020 10:24 - atualizado 06/11/2020 10:52

Céu parcialmente nublado na manhã desta sexta-feira (6)(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Céu parcialmente nublado na manhã desta sexta-feira (6) (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Após um feriado prolongado frio e chuvoso, o próximo final de semana promete alta nas temperaturas e céu aberto em Belo Horizonte. Para esta sexta-feira (6), a previsão já é de poucas nuvens ao longo de todo o dia. Os termômetros ficam entre 16,8°C e 29°C.

No sábado (7), a mínima fica na casa dos 17°C e a máxima de 30°C. "As temperaturas vão esboçar elevação no decorrer do final de semana, com redução da nebulosidade. No domingo, a tendência é voltar a formação das áreas de instabilidade, com disponibilidade de umidade e ocorrência de chuvas entre a tarde e a noite", esclarece Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No domingo (8), os termômetros se mantém em elevação ficam entre 18°C e 32°C. Entretanto, devido ao aquecimento atmosférico ao longo do dia e da formação de áreas de instabilidade, já há condições favoráveis para ocorrência de chuvas entre o final da tarde e início da noite. "Comportamento típico de primavera", completa a meteorologista.

De acordo com o Climatempo, há previsão de volume de 6mm de chuva para a capital no domingo, com tendência de elevação para o início da semana que vem. Ainda assim, as máximas devem seguir ultrapassando os 30°C até pelo menos a terça-feira (10).

Ciclone no oceano


Um ciclone vem atuando sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do Rio de Janeiro. Esse sistema foi responsável por ventos fortes em pontos do Sudeste e pelas condições favoráveis para chuvas na faixa Norte no estado nos últimos dias.

"A tendência agora é que ele se afaste da costa e deixe de influenciar a região Sudeste, mantendo um canal de umidade mais voltado para a Bahia", explica Anete. "Foi responsável pela nebulosidade e chuvas nas faixa Norte de Minas, mas a tendência é que reduza, tanto lá como no Leste".

Entre sexta-feira (6) e domingo (8), a tendência é de céu nublado com pancadas de chuvas nas regiões Noroeste, Norte, Zona da Mata e vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais, céu parcialmente nublado. Assim como em BH, tendência de ocorrência de chuvas em toda a região Central do estado.

Nesta sexta, a mínima foi de 5,9°C em Monte Verde, no Sul, e a máxima será de 35°C, no Triângulo. As temperaturas devem se elevar ao longo do final de semana e as máximas devem chegar a 36°C.
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)