(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Patos de Minas suspende aulas presenciais em 2020

Decreto da Prefeitura não descarta a possibilidade de extensão da medida, que vale para as redes pública e privada de ensino


30/10/2020 19:27 - atualizado 30/10/2020 20:17

Atividades escolares não presenciais seguem até dezembro(foto: Divulgação/Prefeitura de Patos de Minas)
Atividades escolares não presenciais seguem até dezembro (foto: Divulgação/Prefeitura de Patos de Minas)
As aulas presenciais nas escolas de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, estão suspensas por completo em 2020. A determinação foi feita por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município. Tendo como base a situação da COVID-19 na localidade, não está descartada a possibilidade de ampliação da suspensão.

Sendo assim, até 31 de dezembro, continuarão fechadas instituições de ensino da educação infantil, ensinos fundamental e médio nas redes públicas (municipal, estadual e federal) e privadas. A norma estabelece ainda que, mesmo após a data, o período de suspensão poderá ser ampliado caso órgãos sanitários constatem a impossibilidade de retorno seguro.

Apesar de as aulas presenciais não voltarem, em informe feito pelo Município, a secretária de Educação Fabiana Ferreira dos Santos explicou que as atividades educacionais seguem e existe previsão de encerramento do ano letivo de 2020 em 30 de dezembro.

“Embora o calendário escolar aprovado no início do ano determinasse que o encerramento das aulas aconteceria na primeira quinzena de dezembro, o novo contexto nos forçou a reformular as datas”, afirmou.

Ela ainda acrescentou que estender as atividades até o fim do referido mês é a alternativa encontrada para que a carga horária mínima determinada por lei seja cumprida. Por isso, cadernos de atividades ainda serão entregues. Os estudantes receberão mais três deles, sendo dois deles com conteúdo escolar e atividades e um caderno avaliativo.

Patos de Minas hoje está inserido da Onda Verde do Minas Consciente e boletim mais recente do município em relação a casos de COVID-19 mostra 2.803 casos confirmados da doença. São 78 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.

Há 28 pessoas internadas por conta do vírus, sendo 18 em leitos clínicos e 10 em UTI. Em geral, a ocupação é de 63% dos leitos de Patos de Minas.

Aulas em Minas Gerais

Desde o início do mês, o Governo do Estado trava uma batalha na Justiça para retorno das aulas em Minas Gerais. No dia 26, o Supremo Tribunal Federal (STF) pedido feito pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) para que os alunos pudessem ter aulas presenciais na rede estadual, mas ainda no dia 6 o Tribunal de Justiça havia barrado o retorno.

Recentemente a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que para o retorno das atividades presenciais foi criado um protocolo sanitário e que na rede pública estadual de ensino as recomendações e orientações contidas no documento serão obrigatórias.

"O retorno das atividades presenciais na rede estadual seria de forma gradual e não obrigatória, inicialmente apenas para os alunos do 3º ano do ensino médio. A presença dos alunos nas escolas é direito de escolha das famílias", informou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)