(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Patrimônio de Ipatinga, Estação Pedra Mole será reaberta nesta quinta-feira

A centenária Pedra Mole foi a primeira estação de trem de passageiros de Ipatinga e guarda um pouco da história da cidade. Monumento foi totalmente revitalizado


21/10/2020 20:07 - atualizado 21/10/2020 23:18

A Estação Pedra Mole é um marco importante do início da povoação de Ipatinga(foto: Polliane Silva/Divulgação)
A Estação Pedra Mole é um marco importante do início da povoação de Ipatinga (foto: Polliane Silva/Divulgação)
As ruínas do prédio da Estação Pedra Mole, patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, serão reabertas para visitação nesta quinta-feira (22). O espaço onde se localizam as ruínas estava fechado desde março, em função da pandemia do novo coronavírus.

Depois da reabertura, a Estação Pedra Mole vai receber o público em todas as semanas, sempre às quintas e sextas-feiras, entre 10h e 15h, e aos sábados, de 9h às 16h. A Estação Pedra Mole está localizada às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo e sua reabertura faz parte do calendário de celebrações dos 58 anos de operação da Usiminas.

Em 2019, a Estação Pedra Mole recebeu importantes reparos e novas intervenções. A restauração foi realizada pela Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil. O projeto de reforma contou com a anuência e acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga.

Os visitantes podem acessar as Ruínas da Estação de Pedra Mole a pé, por meio de uma trilha de 650 metros, que conta com totens com informações históricas sobre o local. Conforme prevê o Decreto Municipal de Ipatinga nº 9.335/2020, que determina o uso obrigatório de máscaras em todo território de Ipatinga, em prevenção à COVID-19, e ainda seguindo recomendações do Programa Minas Consciente, os visitantes devem usar máscaras, além de manter o distanciamento de 2 metros e sempre higienizar as mãos durante a visita.
  
Na área da estação foi construído um mirante para o visitante admirar o encontro dos rios Doce e Piracicaba. No local onde estão as ruínas e onde funcionava a antiga Estação, o projeto de restauro manteve aspectos construtivos das estações da época aliados a elementos construtivos modernos.  
 

Reabertura emociona a população


A artista plástica e ilustradora, Sandra Elen, não escondeu a sua emoção em saber da reabertura da Estação Pedra Mole. “Eu moro aqui desde 1962 e a estação, no meu tempo de criança, era o único lugar que a gente tinha para fazer passeios, andar pela mata e ter belos momentos de lazer. Essa reabertura veio num momento mágico. Veio para salvar a gente de um grande estresse, que todos nós estamos vivendo atualmente”, disse.

O espaço da Estação Pedra Mole foi revitalizado, principalmente no trecho de acesso à margem do Rio Piracicaba(foto: Polliane Silva/Divulgação)
O espaço da Estação Pedra Mole foi revitalizado, principalmente no trecho de acesso à margem do Rio Piracicaba (foto: Polliane Silva/Divulgação)
Sandra ficou tão entusiasmada, que quer ser a primeira a chegar no primeiro dia de visitação. Ilustradora científica, com formação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela disse que vai estudar a possibilidade de documentar a fauna e a flora do entorno da estação. "Vou levar minha máquina fotográfica e fazer muitas fotos e depois ilustrar", disse.
 
A designer Fernanda La Noce, a exemplo de Sandra Elen, também ficou emocionada com a notícia da reabertura do monumento. “Essa estação faz parte da história de Ipatinga.  Sempre fico encantada ao ver a primeira estação de trem de Ipatinga, construída a 100 anos, observar os detalhes da arquitetura e a área de sua localização”.

Professora de duas  escolas particulares de Ipatinga, Fernanda La Noce disse que a reabertura será uma ótima oportunidade para seus pequenos alunos e alunas conhecerem um pouco sobre história cidade onde eles moram  e ver algo que ela considera maravilhoso, o encontros dos rios Piracicaba e Doce.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)