(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

BH pode ter chuvas fortes entre quarta e quinta-feira, alerta Defesa Civil

Tempestades poderão vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento; alerta é válido até às 8h de quinta (22)


21/10/2020 09:20 - atualizado 21/10/2020 09:38

Céu encoberto com chuva nesta manhã na Praça da Liberdade, na capital(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Céu encoberto com chuva nesta manhã na Praça da Liberdade, na capital (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (21) para a possibilidade de chuvas fortes, com raios e rajadas de ventos intensos. O aviso é válido até às 8h desta quinta-feira (22).

A possibilidade é de chuva forte (de 20 a 30mm), com raios e rajadas de vento de até 50km/h - capaz de movimentar árvores grandes. Os belo-horizontinos devem ter atenção, sobretudo aqueles que residem próximo a áreas de alagamento (confira as recomendações da Defesa Civil abaixo).


Para esta quarta-feira (21), a previsão é de chuva com céu encoberto para todo o dia. A mínima no início da manhã foi de 15,6°C em Cercadinho, no Alto Santa Lúcia, e de 17,4°C na Pampulha. A máxima não deve ultrapassar os 25°C.

O tempo "londrino" que predomina na capital, com céu nublado, frio e chuva, deve prevalecer, pelo menos, até o próximo domingo (25).

"A perspectiva é de prevalência das chuvas. Isso porque estamos no quadro do período chuvoso mesmo, com umidade vinda da Amazônia e condições de instabilidade presente em todo o Brasil Central", esclarece Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Minas


Na Zona da Mata e no Sul de Minas, a condição é semelhante à de BH. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e mais intensas no Triângulo, Noroeste, Central Mineira e Oeste. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas isoladas.

A mínima no estado foi de 10°C, na região Serrana do Sul de Minas, e máxima de 35°C no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.

Recomendações para dias de chuvas fortes 

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)