(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Tempo em Minas

Estação das águas avança em Minas, mas sem os temporais do começo do ano

Meteorologista Ruibran dos Reis descarta volumes de chuvas em excesso como os ocorridos no inicio de 2020 e que provocaram mortes e muitos danos na Região Metropolitana de Belo Horizonte


21/10/2020 04:00 - atualizado 20/10/2020 23:42

Passada a onda de calor, BH deve ter chuvas dentro da média histórica
Passada a onda de calor, BH deve ter chuvas dentro da média histórica (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press. Brasil )

Depois de suportarem uma  onda de calor, com temperaturas recordes no início deste mês,  os  mineiros devem ser preparar para encarar chuvas intensas nos próximos dias. Na rota dos temporais, estão o Triângulo, Noroeste, a Região Central do estado e parte dos municípios da Zona da Mata.  

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, os registros pluviométricos deste mês marcam, de fato, a chegada do período chuvoso 2020/2021, que seguirá até abril do próximo ano. Por outro lado, ele tranquiliza a população, ao observar que não estão previstos volumes de chuva em excesso como os ocorridos no inicio de 2020 e que provocaram mortes e muitos danos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  

“Não há previsão de chuvas como tivemos em janeiro e fevereiro deste ano, quando houve um evento bastante atípico na Região Metropolitana (de BH) e na Zona da Mata. Isso não está previsto durante esse período chuvoso que vai até meados do mês de abril”, informa Reis.  

Para hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas “são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas - de 20 a 30 milímetros por hora  – em áreas isoladas do Triangulo/Alto Paranaíba e nas regiões Oeste, Central e Noroeste do estado.  

Ruibran dos Reis explica que as chuvas previstas para os próximos dias têm como  causa  uma massa de ar frio (polar), após  “descida” de uma massa de ar quente e úmido da Amazônia.  “Estamos  com uma massa de ar polar que veio atrás da ultima frente fria que passou  pelo litoral da região Sudeste.  Essa massa de ar polar está atuando em todas as regiões de Minas.” 

O meteorologista salienta que a queda das temperaturas na Grande BH  nos últimos dias também está relacionada com a massa de ar polar. “As temperaturas caíram na Região Metropolitana devido a uma pressão de massa polar que veio atrás da frente fria e invadiu todo estado de Minas Gerais”, destacou Ruibran dos Reis.  

Devido à presença de nebulosidade e ocorrências de chuvas, nesta semana, as temperaturas máximas na Capital  variaram entre 21º C e 22º C.  O meteorologista destacou que as termômetros voltam a subir na RMBH no fim desta semana e o início da próxima semana. “Mas, não teremos outra onda de calor até fim do ano”, pontua.  

Reis informou ainda que a previsão é de que a capital terá volume chuvas “ bastante significativo” até domingo: entre 60 e 70 milímetros. O tempo segue chuvoso na capital até o fim do mês.  

De acordo com o especialista do Climatempo, Minas Gerais terá chuvas em novembro e dezembro dentro da média histórica. Em janeiro de 2021, deverá chover mais na segunda quinzena. A previsão é de que em fevereiro, as densidades pluviométricas no estado fiquem abaixo da média histórica. Porém, “segundo os modelos de previsão climática, março vai ser bastante chuvoso na Região Metropolitana e também nas regiões Norte e Nodeste do estado”,  adianta Ruibran dos Reis.  

Alívio no Norte 


A chegadas da chuva na segunda quinzena deste mês levou alívio para o Norte de Minas, região historicamente castigada  pelas secas. Até agora, não haviam sido registradas chuvas significativas na região deste 17 de maio. 

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, até o fim de outubro, deverão cair  entre 100 e 130 milímetros no Norte do estado, acima da  média histórica. “Também há previsão de que em novembro e dezembro deve chover no Norte de Minas um pouco acima da média histórica da região”, observa Reis. 
 

        


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)