(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SARGENTO OLÍMPIO

Mais velho militar de Minas Gerais morre aos 112 anos

Corpo do sargento Olímpio Pires será enterrado na tarde deste sábado, em Manga, no Norte de Minas. Ele lutou na Revolução Constitucionalista de 1932


17/10/2020 09:22 - atualizado 17/10/2020 09:53

Sargento Olímpio foi homenageado como 'herói de guerra' ao completar 112 anos, em agosto passado(foto: Policia Militar/divulgação)
Sargento Olímpio foi homenageado como 'herói de guerra' ao completar 112 anos, em agosto passado (foto: Policia Militar/divulgação)

Morreu na noite desta sexta-feira (16), em Manga, no Norte de Minas, o sargento da Policia Militar (PM) Olímpio Martins Pires, o mais velho militar da reserva de Minas Gerais. Ele tinha 112 anos.

  

O velório é realizado na casa da família, em Manga. O  enterro está marcado para as 17 horas deste sábado (17), no cemitério municipal da cidade. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou nota em que lamenta o falecimento e presta homenagem ao sargento reformado.

  

“Ao sargento Olímpio prestamos a nossa continência com muito orgulho por ter integrado e ter feito parte da história da gloriosa PMMG e aos familiares os nossos mais sinceros sentimentos, rogando a Deus que dê o conforto necessário a todos”, diz a nota. 

 

O sargento Olímpio participou da Revolução Constitucionalista de 1932, que queria derrubar o presidente Getúlio Vargas após o golpe “Estado Novo”, da Revolução de 1930.

  

Ao completar 112 anos,, no dia 24 de agosto passado (véspera do Dia do Soldado), ele foi homenageado pelo alto comando da PMMG como “herói de guerra”

 

Olímpio Martins Pires nasceu em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Ele ingressou na Polícia Militar na juventude – não existe registro da data –, começando a carreira na corporação em Belo Horizonte.

 

Depois, serviu em várias cidades mineiras. Olímpio trabalhou na terra natal dele, em Rio Pardo de Minas, onde se casou, em Montes Claros, em São Francisco e em Manga, no Norte do estado. Chegou em Manga na década de 1940, fixando residência na cidade às margens do Rio São Francisco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)