(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TELONAS DE VOLTA

Cinemas de BH prontos para reabertura; prefeitura deve anunciar data nesta sexta

Redes de cinema correm contra o tempo para se adequar aos protocolos para o funcionamento, que ainda estão sendo discutidos com a PBH; proibição de alimentos e bebidas nas salas de exibição preocupa setor


14/10/2020 18:24 - atualizado 14/10/2020 19:20

Salas de cinema no Minas Shopping: redes já se preparam para atender ao protocolo de segurança para reabertura(foto: Divulgação/Cineart )
Salas de cinema no Minas Shopping: redes já se preparam para atender ao protocolo de segurança para reabertura (foto: Divulgação/Cineart )
Os amantes da sétima arte já têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Belo Horizonte deve anunciar quando as salas de cinema da capital poderão reabrir. A expectativa é de que isso ocorra ainda em outubro. Até lá, as redes de cinema correm contra o tempo para se adequar aos protocolos para o funcionamento. 

Por enquanto, o que existe é uma proposta de medidas a serem adotadas. As regras definitivas serão informadas assim que o funcionamento do serviço for autorizado. Segundo o diretor de programação da rede Cineart e presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras de Minas Gerais (Seecine-MG), Lúcio Otoni, todas as salas já estão preparadas para a reabertura. 
 
“As empresas exibidoras estão com todos os protocolos que já foram disponibilizados implantados nas salas, como distanciamento das fileiras, álcool gel, sistema para compras de ingressos levando em conta o distanciamento das poltronas. É um protocolo bem seguro e faz com que nossos espectadores possam ter a experiência do cinema de forma segura e com bem-estar.” 

Entretanto, alguns pontos do protocolo definitivo ainda estão sendo discutidos. O mais importante deles, de acordo com Otoni, é a proibição de alimentos e bebidas nas salas de exibição. “A gente entende que, com os cinemas há sete meses fechados, com a abertura de apenas 50% da capacidade e sem a receita de alimentos e bebidas fica praticamente inviável do ponto de vista operacional, financeiro a gente operar”. 

Otoni tem esperança de que a PBH e o comitê de saúde revejam essa cláusula e que ela seja retirada do protocolo definitivo. Ele afirma que em outras cidades onde as atividades já foram liberadas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, não existe essa proibição. Além disso, dependendo do complexo de cinemas, a venda de alimentos e bebidas corresponde a até 30% do faturamento, em um setor com estimativa de 75% de queda nas receitas em 2020, se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Em BH, a rede Cinaert tem salas nos shoppings Cidade, Del Rey, ViaShopping, Boulevard, Minas, Paragem e Ponteio.

Higinenização manual

  
A assessoria de imprensa da rede Cinemark afirma que as salas em BH já estão sendo preparadas para a reabertura e vão contar com medição de temperatura de todos os clientes antes da entrada para as sessões, quando não houver checagem prévia na entrada do shopping, a vedação física das poltronas interditadas (garantindo a ocupação máxima permitida), além de ingressos, alimentos e bebidas poderem ser adquiridos por um aplicativo, evitando a formação de filas.

Haverá, também, totens de álcool em gel 70% e limpeza com curto espaço de tempo nos banheiros. Nas salas, as principais áreas de contato de todas as poltronas serão higienizadas manualmente nos intervalos entre cada sessão.
 
A Cinemark tem em BH salas no BH Shopping, Diamont Mall e Pátio Savassi.  

Medidas de segurança


O protocolo da PBH estabelece, entre outras coisas, o distanciamento das poltronas, sendo permitida a venda de ingressos para assentos sem distanciamento para grupos de no máximo quatro pessoas, desde que os ingressos sejam adquiridos por uma mesma pessoa. Deve haver um distanciamento de um assento lateral e um assento frontal, caso as pessoas sejam de grupos diferentes. Os lugares não ocupados devem ser demarcados, respeitando o distanciamento estabelecido entre pessoas de grupos diferentes. 

“A gente entende que é possível o cumprimento e que deve haver responsabilidade tanto das empresas quanto dos espectadores. Cada um deve dar sua cota de contribuição. É necessário nesse primeiro momento e depois vai flexibilizando a medida que a pandemia for sendo controlada”, explica Otoni.  

Além disso, as pessoas devem usar máscaras durante todo o tempo, dentro e fora das salas de exibição e a saída de cada sessão será feita de forma escalonada, para evitar aglomeração nos corredores, portas e escadas. “Nas saídas das salas, a gente vai disponibilizar um funcionário que vai controlar as fileiras, da primeira até a última, de forma coordenada, como já acontece no desembarque dos aviões. Eventualmente, vamos ter funcionários entrando nas salas e fiscalizando se todos os espectadores estão usando a máscara.”

O protocolo recomenda, ainda, aumentar o intervalo entre as sessões para garantir a higienização adequada das salas. Após o término de cada sessão, deve-se fazer a higienização e desinfecção dos assentos, corrimãos, puxadores de portas ou qualquer outra superfície de contato.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)