(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONDA DE CALOR

Entenda as ameaças à saúde na onda de calor e saiba como se proteger

Altas temperaturas interferem no funcionamento do corpo e exigem cuidados extras, que vão da escolha da roupa à alimentação, para evitar males que podem até matar


09/10/2020 06:00 - atualizado 09/10/2020 07:32

Hidratação é a regra número um para evitar riscos à saúde provocados pelas altas temperaturas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Hidratação é a regra número um para evitar riscos à saúde provocados pelas altas temperaturas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

 
Ainda é primavera, mas o clima em Minas Gerais é de verão. Nos últimos dias, os termômetros nas cidades mineiras têm registrado altas temperaturas. Em Belo Horizonte, por exemplo, a marca chegou aos 38,4°C na quarta-feira, a mais alta da história da capital mineira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com tanto calor, os cuidados com o corpo e a pele precisam ser redobrados, principalmente por causa do risco de hipertermia. O funcionamento do corpo sofre interferências, podendo ocorrer quedas de pressão, variação da frequência cardíaca, suor excessivo, inchaço, má digestão e sede exa- cerbada.

Além disso, um quadro clínico pode levar a outro. É o que acontece com a queda de pressão, por exemplo, que pode desencadear arritmia cardíaca, desmaios e, também, dores de cabeça. O mesmo ocorre com a sudorese e a alimentação desregulada, que podem resultar em desidratação e, futuramente, em cálculos renais.

Homem usa guarda-chuva em dia de calor em BH: proteção contra o sol forte é essencial(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Homem usa guarda-chuva em dia de calor em BH: proteção contra o sol forte é essencial (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


“O calor excessivo pode causar danos graves à saúde humana. Se não houver atenção e cuidado, pode-se ter maior incidência de quadros clínicos de desidratação, hipertermia e arritmia, com risco até de morte. Sendo assim, é essencial promover condições favoráveis à manutenção de um organismo saudável”, explica o especialista em medicina de família e dermatologia da Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-graduação (Abramepo), Asdrubal Cesar da Cunha Russo.

Entre os cuidados básicos, o especialista destaca a importância de, além de não se expor ao sol, as pessoas fazerem uso de protetores solares, hidratantes corporais, roupas leves e acessórios adequados como chapéus e óculos escuros. Hidratação, alimentação saudável e atenção no momento de praticar atividades físicas também são ótimos aliados.

Exercício físico deve ser feito com parcimônia para evitar sobrecargas para o organismo(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Exercício físico deve ser feito com parcimônia para evitar sobrecargas para o organismo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Com a proximidade do verão, Asdrubal chama a atenção para os raios ultravioleta, que também são vilões da saúde em períodos de altas temperaturas. Segundo ele, como fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele e melanoma, esses raios podem ser ainda mais prejudiciais. Portanto, os mesmos cuidados precisarão ser tomados, mas, dessa vez, de forma intensificada. *Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram

O calor pode ser ótimo para um bom dia de piscina. Mas, em excesso, ele pode fazer mal e, inclusive, causar danos sérios à saúde e até mesmo levar à morte. Por isso, é preciso atentar para, uma possível resposta do corpo às temperaturas altas: a hipertermia. Nesses casos, diversas variações no funcionamento do organismo podem ocorrer(foto: Arte EM)
O calor pode ser ótimo para um bom dia de piscina. Mas, em excesso, ele pode fazer mal e, inclusive, causar danos sérios à saúde e até mesmo levar à morte. Por isso, é preciso atentar para, uma possível resposta do corpo às temperaturas altas: a hipertermia. Nesses casos, diversas variações no funcionamento do organismo podem ocorrer (foto: Arte EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)