(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FERIADÃO

Sul de Minas espera turistas que querem fugir do calor; confira as melhores opções

Conhecidas pelo turismo de inverno, a expectativa é que esses locais atraiam mais turistas durante o feriadão de 12 de outubro. Mesmo com o calorão dos dias, as noites registram mínimas de até 8°C


07/10/2020 22:18 - atualizado 07/10/2020 23:03

Monte Verde, em meio à Serra da Mantiqueira, é opção para quem quer fugir do calorão(foto: Divulgação/Pousada SPA Mirante da Colyna)
Monte Verde, em meio à Serra da Mantiqueira, é opção para quem quer fugir do calorão (foto: Divulgação/Pousada SPA Mirante da Colyna)
A onda de calor dos últimos dias tem sido menos intensa em alguns locais no Sul de Minas. Maria da Fé, Gonçalves e Monte Verde, que ficam na Serra da Mantiqueira, também têm registrado temperaturas mais elevadas que o normal. Mesmo assim, o clima é ameno em comparação à maioria dos municípios mineiros. Por isso, a expectativa é que esses pontos turísticos atraiam visitantes durante o feriado.

 

Em Maria da Fé, cidade que está entre as mais frias do estado, o fluxo de pessoas aumentou há 15 dias, segundo o geógrafo e representante da secretaria municipal de Turismo e Cultura, William Siqueira de Campos Ribeiro.

 

“O movimento de turistas tem melhorado desde que o calor começou. A cidade estava meio parada por conta da pandemia e a mudança de temperatura tem feito as pessoas procurarem lugares mais frescos. Esperamos uma boa movimentação no feriado”, afirma o geógrafo.

 

Os termômetros têm atingido 30°C durante o dia e marcam 9°C à noite. Segundo o Inmet, a temperatura máxima é de 32°C até a próxima segunda-feira (12) e há previsão de chuva durante o fim de semana. Na rota de turismo, o destaque está nas fazendas produtoras de azeite.

 

Distrito terá mínima de 8°C no fim de semana

E pensar que no inverno desse ano os termômetros ficaram negativas alguns dias nessas cidades, como mostra essa foto de Monte verde.(foto: Tom Araújo)
E pensar que no inverno desse ano os termômetros ficaram negativas alguns dias nessas cidades, como mostra essa foto de Monte verde. (foto: Tom Araújo)
O distrito de Monte Verde, que fica em Camanducaia, tem pouco mais de quatro mil habitantes e é uma das principais atrações turísticas do Sul de Minas. Segundo a secretária de Turismo de Camanducaia, Carolina Cerrato Tuller, nos últimos seis dias, a temperatura máxima chegou a 29,5°C e a mínima foi de 13,5°C.

 

Para o fim de semana, a previsão do Inmet é de máxima de 31°C e mínima de 8°C. Há possibilidade de chuva rápida. O distrito deve receber cerca de 5 mil pessoas durante o feriado.

 

“Tem feito calor, mas nada fora do normal, por isso a expectativa é de um bom movimento nesse recesso”, diz a secretária. Além das opções gastronômicas, Monte Verde também oferece atividades ao ar livre como trilhas e passeios em cachoeiras. E, para quem sente falta do frio, é possível patinar sobre o gelo e também visitar um bar glacial

 

Entre os locais citados, Gonçalves é o que apresenta as temperaturas mais elevadas desde que a onda de calor começou. De acordo com o assessor de comunicação João Rafael Pinheiro, os termômetros da cidade marcaram temperatura máxima de 34°C e a mínima 23°C na última semana.

 

Mesmo dentro da Serra da Mantiqueira, Gonçalves ainda teve temperaturas consideradas altas para o município nesse período.(foto: Divulgação Naturam)
Mesmo dentro da Serra da Mantiqueira, Gonçalves ainda teve temperaturas consideradas altas para o município nesse período. (foto: Divulgação Naturam)
De sexta (09) à segunda (12), a máxima deve ser de 26°C e a mínima de 10°C. O município oferece passeios culturais, gastronomia de qualidade e paisagens exuberantes durante as trilhas.  

 

Turismo durante a pandemia

Em Maria da Fé, Gonçalves e em Monte Verde, as regras de combate e prevenção à COVID-19 deverão ser cumpridas à risca também no feriado. O número de pessoas em estabelecimentos comerciais será controlado e o uso da máscara obrigatório também nas ruas.

 

Hotéis e restaurantes irão funcionar em esquema de lotação reduzida para manter o distanciamento social. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Gonçalves, só poderão transitar pela cidade os turistas que estiverem hospedados no município. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas nas ruas e nos estabelecimentos. (Helena Lima/Especial para o EM)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)