(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Parque Nacional da Serra da Canastra será reaberto para visitação nesta quinta

A visitação só poderá ser feita por agendamento, de forma virtual, e no mínimo com três dias de antecedência


30/09/2020 16:13 - atualizado 30/09/2020 17:54

Parque Nacional da Serra da Canastra receberá turistas após oito meses fechado(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 28/07/2017 )
Parque Nacional da Serra da Canastra receberá turistas após oito meses fechado (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 28/07/2017 )
Após oito meses fechado em razão da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o Parque Nacional da Serra da Canastra, na altura do município de São Roque de Minas, na Região Centro-Oeste do estado, será reaberto à visitação do público nesta quinta-feira (1º). Segundo o anúncio feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a retomada das atividades será feita de forma parcial e gradativa. 

De acordo com o órgão, a visitação só poderá ser feita por agendamento, de forma virtual, e no mínimo com três dias de antecedência. O limite da capacidade diária será dividido em turnos, portanto será necessário informar o horário de entrada e saída para efetivar o agendamento. 

A direção do parque divulgou na internet as orientações a serem seguidas pelos turistas, tanto para reservarem as visitas, quanto para circularem no interior da unidade de conservação ambiental.
 
Segundo ela, na portaria do parque serão cumpridos os protocolos de segurança em todos os turistas, como a aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. A entrada será permitida apenas com máscaras de proteção. 

O parque está interditado desde 17 de março, quando o Ministério do Meio Ambiente determinou o fechamento por conta da pandemia da COVID-19. Na ocasião, também foram fechados outros 72 parques nacionais administrados pelo ICMBio.  

Agendamento

A finalização do processo de agendamento das visitas pode levar de três a cinco dias úteis. Além disso, será emitido o boleto para pagamento e efetivação do agendamento de acordo com o número de pessoas e idade de cada uma delas. Em São Roque de Minas os boletos podem ser pagos no Sindicato Rural. 

Ainda conforme o informativo divulgado pelo órgão, moradores da cidade que tiverem carteirinha de desconto de entorno deverão enviar um e-mail – para usopublicocanastra@gmail.com, com a foto da carteirinha anexada. Os residentes do município também poderão solicitar um boleto com desconto. O atendimento presencial do escritório do ICMBio continua suspenso. 

Já os condutores de turismo deverão realizar o cadastro na Diretoria de Turismo, e ele pode ser feito pela internet por meio de um formulário disponível no site da Prefeitura de São Roque de Minas. Os profissionais devem preencher o formulário e, em seguida, enviar a documentação solicitada para o e-mail turismosaoroquedeminas@gmail.com.

Após o recebimento do e-mail por parte da prefeitura, será encaminhado ao condutor um protocolo de segurança a ser seguido. Os e-mails serão respondidos estritamente em dias úteis, das 8h às 17h. 

Atendimento

Apenas a portaria IV, que dá acesso à Cachoeira Casca D’Anta, na parte baixa do parque, estará aberta nesta primeira fase de reabertura. O funcionamento também será reduzido e a portaria estará fechada as segundas e terças-feiras, exceto nos feriados. 

Queimadas

Mais de 20 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra foram consumidos por um incêndio(foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Mais de 20 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra foram consumidos por um incêndio (foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Em 15 de agosto, o Parque Nacional da Serra da Canastra entrou para os registros de unidades de conservação que foram atingidas pelos incêndios neste ano em Minas Gerais. De acordo com o ICMBio, na ocasião, após seis dias pegando fogo,  24 mil hectares da área foram destruídos pelas chamas, o equivalente a mais de 33 mil campos de futebol.  
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)