(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Em Capinópolis, Zema participa da Abertura Nacional do Plantio de Soja

A solenidade é considerada a largada oficial da semeadura da principal commodity brasileira


24/09/2020 12:00 - atualizado 24/09/2020 12:14

O evento conta com a presença de pequenos, médios e grandes produtores de soja, além de representantes de todas as aprosojas e federações da agricultura do Brasil(foto: Carlos Saad/Divulgação)
O evento conta com a presença de pequenos, médios e grandes produtores de soja, além de representantes de todas as aprosojas e federações da agricultura do Brasil (foto: Carlos Saad/Divulgação)
Nesta quinta-feira (24), o governador Romeu Zema participa da 9ª Edição do Projeto Soja Brasil. O evento, que a cada ano ocorre em uma cidade do país, marca a Abertura Nacional do Plantio da Soja da Safra 2020/2021 e acontece na Fazenda Dois Corações, em Capinópolis, no Triângulo Mineiro. 
 
Organizado também pela Aprosoja Minas Gerais, a abertura do plantio faz parte do Projeto Soja Brasil, uma parceria entre a Aprosoja Brasil e o Canal Rural. Em virtude da pandemia, o evento não tem a presença de público na fazenda e os painelistas participam via internet.
 
Carlos Saad, diretor da Aprosoja Minas Gerais e secretário de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba, participa do evento e informa que a solenidade conta com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre elas pequenos, médios e grandes produtores de soja. “Também há a presença de representantes de todas as aprosojas do Brasil e de todas as federações da agricultura do Brasil, além de alguns convidados”, destaca.
 
A cada ano, ainda conforme Saad, as técnicas em várias lavouras do país estão mais desenvolvidas e a expectativa para cada nova safra de soja é sempre positiva.

Por outro lado, o diretor da Aprosoja Minas lamenta que apenas cerca de 20% a 25% dos produtores de soja do país tenham sistemas tecnológicos de irrigação, o que lhes dá condições de iniciar a safra de imediato e não depender da quantidade exata de chuva para começarem suas lavouras. “As safras se iniciam conforme análise hídrica (das chuvas) em cada região. Tem região que atrasa um pouco conforme o seu período de chuvas. A safra de soja todo ano no Brasil é entre o final de setembro e meados de fevereiro e março”, finaliza.
 
Para a Safra 2020/2021, segundo informações da Aprosoja Brasil, a expectativa é de aumento de 3,81% da área plantada, o que deve alcançar 38,43 milhões de hectares. Além disso, a produtividade deve ter uma elevação de 0,76%, chegando aos 3,36 toneladas/ha, e a produção atingirá 129,15 milhões de toneladas, um crescimento de 3,44% em relação ao ciclo 2019/2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)