(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇA POLÊMICA

Prefeitura de Ribeirão das Neves anuncia construção de novo coreto em praça

Moradores criticam demolição do antigo coreto e causam alvoroço nas redes sociais


17/09/2020 19:16 - atualizado 17/09/2020 19:35

Moradores flagraram a demolição do coreto da Praça de Justinópolis(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Moradores flagraram a demolição do coreto da Praça de Justinópolis (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Os moradores de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, cidade localizada na Grande BH, acordaram nesta quinta-feira (17) ao som de máquinas que realizavam a demolição do coreto, que há décadas estava presente na vida da população.

Durante todo o dia, diversos posts nas redes sociais mostravam a indignação dos vizinhos da Praça de Justinópolis, contrários à mudança na área de lazer. Na maioria dos comentários, nevenses pedem para que os esforços municipais sejam repassados para outras questões que, segundo eles, seriam prioritárias na cidade, como o calçamento de ruas ou um maior investimento na saúde pública.

Em um dos posts, um internauta afirma que as alterações na praça estão sendo realizadas sem a participação da população. “Faltam condições de trabalho nos equipamentos de saúde, pouca estrutura nos CRAS para uma demanda gigantesca, muitos bairros sem infraestrutura e o que faz o prefeito? Derruba o coreto da Praça de Justinópolis sem nenhum diálogo com a população.”

Em outra postagem, o morador apela para o lado emocional da ligação com a praça. “Só esqueceram de um detalhe, pode não parecer, mas muitos têm sentimento de pertencimento, e esta arquitetura, muitos se identificam com ela. E sem um aviso, sem uma audiência pública, sem nem avisar, vão lá e quebram.”

No entanto, a Secretaria municipal de Planejamento e Meio Ambiente informou que as mudanças na praça são continuação do Projeto de Revitalização das Praças, iniciado há três anos.

Disse ainda que as obras que estão sendo feitas no local vão contemplar um novo coreto em formato de pergolado e propício para shows e apresentações, iluminação mais moderna com lâmpadas e postes de LED, academia ao ar livre para a prática de esporte e lazer.

O projeto vai manter a árvore centenária, o piso será intertravado que, segundo a prefeitura, é uma alternativa ambientalmente ecológica, pois permite a infiltração da água da chuva no local. 

Sobre os comentários a respeito do uso de verbas públicas nesta empreitada, a secretaria ressaltou que recursos são fruto de parcerias de contrapartida, quando a Prefeitura Municipal participa da obra com o projeto e as máquinas e as empresas parceiras com o custo do projeto de revitalização.  

“A Administração Municipal entende a dificuldade da aceitação do novo, entende a divergência, mas tem consciência de que está plantando importantes mudanças para um futuro melhor para a cidade. Muitos pensam no coreto que nem tombamento tem, mas não observam que o verde foi mantido e que os pisos intertravados são uma alternativa ambientalmente ecológica pois, permitem a infiltração de água da chuva no local”, esclareceu a prefeitura por meio de nota. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)