(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPO SECO

Umidade do ar melhora em BH, mas nível ainda é crítico; alívio só a partir de sexta

Expectativa é de virada no tempo a partir da próxima sexta-feira (18); já não chove em BH há 24 dias


16/09/2020 08:10 - atualizado 16/09/2020 08:23

Névoa seca na região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Névoa seca na região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
O tempo seco ainda não dará folga para os belo-horizontinos. A massa de ar continental permanece atuando sobre o estado e pode fazer com que os índices de umidade relativa do ar na capital cheguem a até 20% nesta quarta-feira (16) - nível superior a mínimos registrados nos últimos dias, mas ainda crítico. Os termômetros ficam entre 16 e 28 graus.

A previsão é de céu claro a parcialmente nublado em BH ao longo de todo o dia, com possibilidade de névoa seca durante a tarde. A tendência é de que o tempo permaneça dessa forma na capital até a próxima sexta-feira (18), quando uma frente fria começará a avançar sobre Minas Gerais.

"O primeiro impacto da frente fria será um aumento na temperatura, que deve ser registrado no sábado em BH, com máxima prevista de 35°C. Isso porque ela separa o ar quente do ar frio e, primeiro, devemos sentir o quente. Depois, ela provoca aumento da nebulosidade, fazendo com que a sensação de calor diminua e a qualidade do ar melhore", afirma Cleber Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esse aumento da nebulosidade poderá provocar chuvas isoladas na capital a partir de domingo (20) após um jejum de quase um mês. A última vez que choveu em Belo Horizonte foi em 23 de agosto.

Em Minas, a massa de ar continental segue atuando em praticamente todas as regiões - com exceção da faixa leste (Zona da Mata e vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri), que recebe umidade vinda do oceano. Alerta de tempo seco especial para o Triângulo, Norte, Noroeste, Sudoeste e Alto Paranaíba, onde os índices de umidade podem chegar a 12%.

A máxima em Minas nesta quarta (16) será de 36 graus, no Triângulo, e a mínima de 10 graus, na região serrana do Sul de Minas.


*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)