(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Volta às aulas presenciais causa mais uma polêmica em Ipatinga

Carro de som que circulou pelas ruas da cidade com mensagem do Sind-UTE denunciando interesse da prefeitura no retorno das aulas presenciais acendeu novamente a polêmica


15/09/2020 17:02 - atualizado 15/09/2020 18:23

A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Eva Sônia, disse que não há data para o retorno das aulas presenciais(foto: PMI/Divulgação)
A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Eva Sônia, disse que não há data para o retorno das aulas presenciais (foto: PMI/Divulgação)
O carro de som que circulou pelas ruas de Ipatinga no fim de semana com mensagem alertando sobre o interesse da prefeitura no retorno das aulas presenciais continua causando polêmica. A mensagem difundida pelo carro de som foi produzida pela sub-sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), que justificou a divulgação como "feita a partir de sinais do governo municipal", em referência à reunião realizada no mês passado, pela Secretaria Municipal de Educação, para discutir os protocolos da volta às aulas presenciais.
 
A prefeitura reagiu e desmentiu a convocatória para o retorno às aulas presenciais. A secretária municipal de Educação, Eva Sônia, disse que há quase seis meses as aulas presenciais estão suspensas. A paralisação foi feita em 18 de março em função da pandemia do novo coronavírus.

“Paralisamos porque, para nós, a vida vem em primeiro lugar”, disse. Sônia afirma que desde 15 de junho, quando a Secretaria Municipal de Educação (SME) retornou das atividades remotas, não há possibilidade de voltar com as aulas presenciais: “Iremos continuar dessa forma enquanto não for possível”.

Para ela, qualquer posicionamento diferente desse, por parte de quaisquer pessoas, é um "artifício mentiroso". A secretária destacou também que a SME está seguindo todas as normas e todos os protocolos.

“Quero comunicar aos pais e responsáveis, que não temos data definida pra o retorno às aulas presenciais. Estamos nos preparando e elaborando os protocolos. Queremos estar preparados, pensando na segurança dos alunos e funcionários das escolas”, comentou.

Medidas de segurança


A direção do Sind-UTE em Ipatinga informou que é favorável ao retorno das aulas presenciais desde que sejam adotadas as devidas medidas de segurança: “A preocupação da direção sindical é que a retomada das aulas sem as precauções necessárias (adaptações em banheiros e bebedouros nas escolas, áreas de isolamento, treinamento de pessoal, manuseio da merenda escolar, medidas de distanciamento) pode colocar a perder todo o esforço para conter a circulação do novo coronavírus e para controlar a pandemia”.
 
O Sind-UTE também se posicionou contrário a uma discussão feita na SME sobre o modelo híbrido, que seria retornar com as aulas presenciais para os alunos dos anos finais, 6º ao 9º, com atividades presenciais e remotas. 

Sobre a circulação do carro de som com as mensagem, o Sind-UTE disse que, “ao colocar em pauta o debate sobre o retorno às aulas presenciais, o sindicato não quer fazer um debate renhido, antipático, insistente, mentiroso e inverídico. O faz a partir de sinais emitidos pelo governo municipal, embora entenda que o retorno seguro às escolas não seja do interesse apenas do sindicato e da comunidade escolar, mas da própria administração e da cidade como um todo”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)