(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM ISOLAMENTO

Prefeito de São João del-Rei e a mulher, secretária de Assistência Social, estão com COVID-19

Término da quarentena vai coincidir com o lançamento da candidatura de Nivaldo à prefeitura


15/09/2020 13:51 - atualizado 16/09/2020 09:29

Nivaldo Andrade (PSL) e a mulher, a secretária de Assistência Social Aline Gonçalves testaram positivo e estão em quarentena(foto: Jairo Vieira/Divulgação )
Nivaldo Andrade (PSL) e a mulher, a secretária de Assistência Social Aline Gonçalves testaram positivo e estão em quarentena (foto: Jairo Vieira/Divulgação )
O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade (PSL), de 63 anos, e sua mulher, a advogada e secretária Municipal de Assistência Social, Aline Gonçalves, de 38, testaram positivo para o novo coronavírus, mas passam bem. O teste proteína C reativa em tempo real (RT PCR), considerado padrão de referência para diagnóstico da doença, foi feito na cidade do Campo das Vertentes, e o resultado informado nesta terça-feira (15).

 

Aline Gonçalves não tem doenças de base, mas Nivaldo faz parte do grupo de risco - pela idade e por ser diabético e hipertenso -, apesar de essas comorbidades, no momento, estarem controladas. Nessa segunda-feira (14), o prefeito começou a sentir dores no corpo e teve febre branda, por isso decidiu procurar a unidade de saúde. Por estarem muito próximos, Aline resolveu também fazer o teste, mesmo assintomática.

 

A indicação médica é de que ambos permaneçam em casa, de quarentena, por pelo menos 15 dias. Durante esse período, o vice-prefeito Jorge Hannas (Avante) assume a administração municipal. A secretária pretende continuar a despachar de sua residência.

 

Nos últimos dias, o prefeito alternava o trabalho em casa e na prefeitura, mas, segundo assessores, usava máscara, álcool em gel e evitava aglomerações. As reuniões ocorriam com apenas um secretário por vez. Fora dessa rotina, fontes mais próximas recordaram-se apenas de uma viagem ao Rio de Janeiro, há cerca de um mês, para a compra de respiradores.

 

No domingo (13), o prefeito participou da convenção do partido na cidade, na empresa do presidente do PSL, em São João Del-Rei, quando lançou sua pré-candidatura. O evento iria ocorrer em um teatro, limitado a 30 participantes, mas foi transformado em uma live –  programa gravado ao vivo e transmitido remotamente – no intuito de não se incentivar a aglomeração de pessoas. A expectativa é que ele possa oficializar a candidatura no dia 1º de novembro, quando terminarão os 15 dias de quarentena.

 

 

Casos na cidade 

São João del-Rei, a 184 quilômetros de Belo Horizonte, registrou, de sexta a segunda (14), 14 novos casos confirmados da COVID-19 e mais uma morte. No total, são 591 casos confirmados, 78 pacientes em quarentena, 16 mortes e 497 pacientes recuperados.  

 

Por causa do aumento repetino de casos, a cidade decidiu voltar à Onda Amarela do programa Minas Consciente, do Governo Estadual, cujo o objetivo é retomar as atividades econômicas de forma gradual. Anteriormente, o município havia se transferido para a Onda Verde, em que vários serviços foram liberados, casos dos cinemas, bibliotecas, bares com entretenimento e parques de diversão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)