(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROMESSA DE CAMPANHA

Metrô no Barreiro? Kalil comemora acordo que pode tirar Linha 2 do papel

Projeto pode ligar metrô do Calafate, na Região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro


30/08/2020 09:36 - atualizado 30/08/2020 16:06

Metrô no Barreiro é promessa de anos em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Metrô no Barreiro é promessa de anos em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) comemorou em sua rede social neste sábado (29) um acordo com o Ministério Público (MP) que pode liberar recursos para a construção do projeto da Linha 2 do metrô em Belo Horizonte, que leva ao Barreiro.

O anúncio foi feito pelo senador Carlos Viana, companheiro de partido do prefeito. “Parabéns, Belo Horizonte. Conseguimos uma grande vitória. Dinheiro da Vale será revertido do Tesouro para o financiamento da Linha 2 Metrô Calafate x Barreiro”, escreveu Viana. Kalil respondeu: “Boa, senador! Vamos aguardar.”

De acordo com Viana, o dinheiro provém das multas ferroviárias que, após a pauta do metrô ser levada ao governo federal, foi possível esse acordo com o MP. O próximo passo é receber o aval da Justiça.



O senador disse, em um vídeo publicado nas redes, que o financiamento das obras está garantido em um fundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que será gerido pelo governo de Minas.

Projeto do metrô

No mês passado, o projeto da Linha 2 do metrô de BH foi qualificado como prioridade de estudo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos, do governo federal. A expectativa é que 120 mil pessoas utilizem a Linha 2 diariamente. 

O atual metrô de Belo Horizonte, que conta com uma população de 2 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem apenas 19 estações, que atingem a marca de 28,2km de extensão, ligando a Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Estação Eldorado, em Contagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)