(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Cartão de vacina virtual: plataforma auxilia no acompanhamento da imunização

Pesquisadores criaram plataforma que permite acompanhamento e recuperação das informações das dosagens de vacinas recebidas pela pessoa cadastrada


03/08/2020 10:20 - atualizado 03/08/2020 13:50

(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Manter a vacinação em dia é fundamental para prevenir doenças como hepatites e o sarampo, por exemplo, mas, mesmo sabendo disso, muitas pessoas não fazem ideia de onde guardaram o seu cartão de vacina. Pensando neste problema, pesquisadores do CEFET-MG criaram o cartão de vacina virtual através de uma plataforma que auxilia no acompanhamento da imunização.

Coordenado pelo professor do Departamento de Informática, Gestão e Design no campus Divinópolis, Luís Augusto Mattos, a plataforma do projeto de iniciação científica Web Vacinei oferece dois perfis, o primeiro, voltado aos gestores de saúde, permite o cadastro inicial, acompanhamento e recuperação das informações referentes as dosagens de vacinas atribuídas a cada Pessoa Física. A identificação ocorre por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). 

No segundo perfil da plataforma o usuário poderá visualizar digitalmente as campanhas de vacinação, as informações de cada vacina (propósito, dosagem, ciclo de aplicação), as vacinas que não recebeu (pendentes) e o seu cartão de vacinas.

Além disso, o site também possibilita a impressão do cartão, caso necessário. “Não saber onde está guardado o cartão é comum entre a maioria das pessoas, dificultando o acompanhamento e a adesão às campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde. Com esta plataforma, queremos colaborar para amenizar o problema”, explicou o professor Luís Augusto. Clique aqui e conheça a plataforma.

A equipe responsável pelo projeto trabalhou durante um ano na criação da plataforma. O professor, os coorientadores André Luiz Maravilha, Hewerton Luis Pereira e Leonardo Andrade, o bolsista João Vitor Queiroz e a voluntária Larissa Valadares foram premiados com o segundo lugar geral na 15ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, realizada no final de 2019. 

Com a finalização da plataforma, os pesquisadores estabeleceram um contato preliminar com a gestão de saúde do município de Belo Horizonte informando a existência da nova ferramenta.

Próximo desafio 

Os pesquisadores tiveram o projeto “Cartão virtual de vacina: Desenvolvimento de um aplicativo Android para acompanhamento da imunização da população brasileira” aprovado no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária Júnior (PICV-Jr) do CEFET-MG. O objetivo é a criação de um aplicativo por meio do qual será disponibilizado um cartão virtual com o intuito de auxiliar as pessoas a manterem o cartão de vacinação atualizado e em sua posse. 

A ideia acompanha a tendência atual do Governo Federal que tem desenvolvido aplicativos como carteira de trabalho digital, título de eleitor digital e a carteira de estudante digital.

“Esperamos avançar na construção dos conceitos envolvidos no Programa de Vacinação e, consequentemente, proporcionar à população um acompanhamento preciso das imunizações”, finalizou o professor.
 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)