(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO CORONAVÍRUS

COVID-19: Unifal produz cabine de ventilação não invasiva para pacientes

Equipamento é utilizado no atendimento a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus


31/07/2020 11:35 - atualizado 31/07/2020 11:38

Outras cabines estão em produção e devem ser entregues na próxima semana(foto: Divulgação/Unifal)
Outras cabines estão em produção e devem ser entregues na próxima semana (foto: Divulgação/Unifal)
Cabines de ventilação não invasiva para atendimento a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus produzidas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no Sul de Minas Gerais, já estão em uso na Santa Casa da cidade. A ideia é que, ao todo, 50 sistemas sejam produzidos e doados ao hospital.

O projeto piloto consiste em uma estrutura protetora de formato retangular e coberta por plástico transparente. Ele foi criado pelo Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (Transire), junto do grupo de assistência médica Samel, da cidade de Manaus, capital amazonense.

Diretor do Departamento de Infraestrutura (DI) da Unifal, José Antônio Ramos disse que o objetivo das cabines é proteger os profissionais de saúde, evitar intubação e reduzir o tempo de internação dos pacientes. O sistema também é conhecido como “Cápsula Vanessa”.

“Ela é muito simples, feita em vinil, com estrutura de PVC, e contém aberturas laterais, de zíper, para que o profissional possa manusear o equipamento sem ter contato com a pessoa infectada. A cabine conta, ainda, com uma exaustão, a qual é feita de um cooler que possui um filtro bacteriológico acoplado, para que o ar seja filtrado e o profissional não seja contaminado”, afirmou.

Outras cabines estão em produção e devem ser entregues na próxima semana. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MG) na manhã desta sexta-feira, Alfenas tem 273 casos confirmados de COVID-19 e 20 mortes pelo vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)