Publicidade

Estado de Minas FRENTE FRIA

Céu fechado e entre nuvens dá as caras em BH e na maior parte de Minas

Aumento da nebulosidade, entretanto, não garante chuvas expressivas para esta segunda (29)


postado em 29/06/2020 08:51 / atualizado em 29/06/2020 08:57

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Após dias de céu aberto e sem nuvens, o início desta semana chegou com tempo nublado em BH e na maior parte de Minas, com chances de chuvas fracas em algumas localidades. Na capital, a previsão é de ainda mais frio, com queda nas temperaturas máximas: os termômetros ficarão entre 13°C e 22°C.

O aumento da nebulosidade e a queda nas temperaturas ocorre em virtude de uma frente fria advinda do litoral. "É uma frente fria oceânica, que aumenta a umidade e causa nebulosidade, mas não ocasiona chuvas. Por isso, as chances são apenas de chuviscos isolados em alguns pontos de BH, como aconteceu no domingo", explica o meteorologista Cleber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A previsão é de tempo nublado com chances de chuvas fracas também nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado. A máxima em Minas nesta segunda (29) será de 30°C, no Triângulo, e a mínima de 6°C, no Sul.

Incêndio na Serra do Curral

O meteorologista Cleber de Souza afirma que o tempo seco pode ter favorecido o alastramento do incêndio na Serra do Curral, na noite desse domingo (28). "Vale lembrar que quem ocasiona incêndios dessa natureza é sempre o homem, mas a gente vinha até o final de semana com tempo muito seco, como é típico do inverno, o que favorece que a vegetação pegue fogo", explica.

Para a semana, há previsão de chegada de uma nova frente fria para esta quinta-feira (2). "Essa nova frente fria também é oceânica e favorece o aumento da umidade. Pode contribuir para que o solo fique mais úmido e previna incêndios como esse", conclui.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade