(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Coronavírus: Ipatinga reforça testagem rápida após salto nos números

Na região do Vale do Aço, a cidade teve um aumento de 4.000% no número de mortes, em um mês, passando de uma para 40 no total


postado em 28/06/2020 10:31 / atualizado em 28/06/2020 11:50

(foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)

 
Com números de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em alerta máximo e com o aumento no número de casos confirmados e mortes, Ipatinga, cidade polo do Vale do Aço, tenta frear o avanço da COVID-19 com reforço na realização de testes rápidos. O município, desde esta quinta-feira (25), passou a realizar os exames na casa das pessoas.
 
Os números no município demonstram curva ascendente para a doença. Em 28 de maio, Ipatinta tinha 200 casos confirmados e um óbito, de acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura. Um mês depois, de acordo com balanço da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado no domingo (28), são 1.653 casos e 40 óbitos, respectivamente aumento de 826% no número de diagnósticos positivos e 4.000% no de óbitos, em 30 dias.

Para tentar barrar o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Ipatinga informou que realizará  bateria de testes rápidos em domicílio com objetivo de zerar o número de pessoas notificadas como suspeitas de coronavírus e que aguardam para uma checagem definitiva. No sábado (27), o município pretendia realizar média de 180 exames.

Segundo a prefeitura, todo paciente que for notificado como caso suspeito para a COVID-19 receberá na unidade básica de saúde um agendamento com o dia para realização do teste e também os seus dados cadastrais.
 
Apesar dos números preocupantes, as pessoas que apresentam casos suspeitos insistem em não cumprir as medidas de isolamento social estabelecidas pelas autoridades de saúde. 
Um levantamento feito pela prefeitura do município do Vale do Aço apontou que 45% dos que apresentaram sintomas da doença desrespeitaram o protocolo dos médicos.
 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)