(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

COVID-19: Organização Pan-Americana da Saúde visita BH para replicar estratégias da prefeitura

Opas veio à capital mineira para entender o que está por trás dos números de Belo Horizonte, que são, até aqui, melhores que o de outras capitais. Objetivo é levar protocolo para outras cidades


postado em 25/06/2020 20:42 / atualizado em 25/06/2020 20:52

Representantes da Opas tiveram em Belo Horizonte para conhecer a receita da prefeitura para enfrentar o novo coronavírus(foto: Divulgação/Prefeitura de BH)
Representantes da Opas tiveram em Belo Horizonte para conhecer a receita da prefeitura para enfrentar o novo coronavírus (foto: Divulgação/Prefeitura de BH)

 

Belo Horizonte recebeu na última terça-feira (23) médicos e pesquisadores da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os especialistas vieram à capital mineira para conhecer as estratégias tomadas pela Saúde municipal para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

 

A ideia principal era tomar as medidas adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte como modelo e replicá-las em outras cidades.

 

Assim, os membros da Opas, conheceram como foi feita a qualificação das equipes da prefeitura para atendimento de pacientes graves e o trabalho de telemonitoramento feito pelos centros de saúde.

 

Além disso, também conheceram a busca que o governo municipal fez a busca pelas pessoas com doenças crônicas, aquelas que fazem parte do grupo de risco da COVID-19. Entre elas, estão diabéticos, hipertensos, cardiopatas e portadores de doenças renais.

 

Para conhecer tudo isso de perto, os representantes da Opas tiveram acesso à estrutura e ao plano de ação adotado do município, como a abertura de centros especializados e implantação das teleconsultas.

 

Também viram pessoalmente como foi feita a ampliação de leitos, só em junho foram 192 a mais, e a instalação do Laboratório de Testes PCR para Covid. Esse último equipamento começou a funcionar nessa segunda-feira (22).

 

Belo Horizonte tem, até o último boletim epidemiológico da prefeitura, 4.977 casos confirmados de COVID-19: 118 mortes, 3.910 recuperados e 949 em acompanhamento.

 

Esses números, alcançados a partir do trabalho da Saúde municipal, fazem de BH uma das melhores capitais em taxa de incidência e mortalidade no Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)