(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO CORONAVÍRUS

Acolhimento de idosos com sintomas gripais ainda tem baixa demanda em BH

Serviço de Acolhimento Provisório para Idosos funciona na UPA Venda Nova desde o início de junho e teve investimento de R$ 2 milhões


postado em 24/06/2020 20:17 / atualizado em 24/06/2020 20:33

Serviço de Acolhimento Provisório para Idosos, centro montado pela Prefeitura de BH na UPA Venda Nova para receber idosos institucionalizados com sintomas gripais(foto: Stênio Lima/PBH)
Serviço de Acolhimento Provisório para Idosos, centro montado pela Prefeitura de BH na UPA Venda Nova para receber idosos institucionalizados com sintomas gripais (foto: Stênio Lima/PBH)

 

Baixa demanda de um serviço voltado à população mais vulnerável ao novo coronavírus. A Prefeitura de BH divulgou nesta quarta-feira (24) que apenas dois idosos institucionalizados – aqueles abrigados pelo abrigo público da cidade ou pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) parceiras do Executivo municipal – foram atendidos pelo Serviço de Acolhimento Provisório para Idosos.

 

A estrutura começou a operar no início de junho na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Venda Nova, na Rua Padre Pedro Pinto.

 

Como o serviço não está aberto ao público geral, a demanda ainda é baixa no local. Dos dois idosos já acolhidos, apenas um permanece na UPA Venda Nova.

 

A alternativa só serve às pessoas acima de 60 anos institucionalizadas que apresentam sintomas respiratórios leves, sem indicação de internação hospitalar.

 

A alternativa surgiu justamente para evitar que o vírus se prolifere nos abrigos, sobretudo por se tratar da população mais vulnerável à COVID-19.

 

Em BH, para efeito de comparação, das 104 pessoas que morreram pela doença, 77 eram idosas: a comorbidade mais comum.

 

No local, conforme a prefeitura, os acolhidos passam pela testagem da COVID-19 e recebem cuidados médicos, alimentação, enxoval e camas.

 

Tudo é acompanhado por enfermeiros em tempo integral e médicos por 40 horas semanais.

 

Ainda de acordo com o Executivo municipal, cada idoso fica na unidade por cerca de 15 dias, o tempo de incubação do novo coronavírus.

 

O serviço se estende apenas aos idosos que não necessitam de tratamento intensivo. Esses, com quadros clínicos mais graves, devem ser encaminhados ao hospital e serem internados.

 

O encaminhamento dos idosos para a UPA Venda Nova é feito pelos centros de saúde.

 

O investimento total gira em torno de R$ 2 milhões, a partir de parceria com o Instituto de Promoção Humana Darcy Ribeiro, responsável pela logística.

 

Atualmente, BH tem 28 instituições de acolhimento a idosos vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social. Dessas, uma é pública e 23 são consideradas ILPI’s parceiras da PBH. São 906 vagas disponíveis, com aproximadamente 80% ocupadas.

 

Remanejamento

 

Para instalar o centro de atenção aos idosos, a prefeitura precisou remanejar o Centro Especializado em COVID-19 (Cecovid) Venda Nova, que funcionava no segundo andar da UPA desde o início da pandemia do novo coronavírus.

 

Com leitos para abrigar moradores diagnosticados com a doença, o Cecovid foi transferido para o primeiro andar da UPA.

 

Segundo a PBH, o centro tem fluxo de atendimento separado dos demais serviços da unidade, inclusive do voltado aos idosos, para evitar a proliferação do novo coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)