(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Zema descarta lockdown em Minas: 'Ainda temos margem de segurança'

Governador diz que caberá a cada município definir política de combate à doença. Segundo ele, 'guerra' deve terminar somente no ano que vem


24/06/2020 15:54 - atualizado 24/06/2020 17:27

Segundo o governador, Polícia Militar vai fiscalizar a questão do uso de máscaras no estado
Segundo o governador, Polícia Militar vai fiscalizar a questão do uso de máscaras no estado (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em live na tarde desta quarta-feira (24), na Cidade Administrativa, o governador Romeu Zema (Novo) demonstrou preocupação com o crescimento assustador de casos e mortes pela COVID-19 no estado nos últimos dias. Apesar disso, afirmou que o governo estadual não deve decretar o lockdown, deixando a decisão a cargo de cada município.
 
"Hoje diversas cidades, como Uberlândia, Patos de Minas e Araxá já estão em lockdown. A situação depende de cada região. O estado ainda tem margem de segurança, mas, em algumas regiões, essa margem é maior ou menos. Os prefeitos têm sido orientados a fazer o melhor para deixar a população mais segura. Dificilmente o lockdown pode acontecer no estado, mas regionalmente teremos algumas cidades com casos preocupantes", afirma o governador.
 
Ele explica que cada prefeito poderá adotar a melhor política em sua cidade: "Temos que deixar muito claro que essa questão de fechar ou não cada cidade cabe a cada prefeito. Eu, como governador, disse que temos 90% chance de fechar alguma cidade. O estado todo ficar fechado, eu, pessoalmente, acho pouco provável ocorrer. Minas é muito grande, com situações muito diferentes. Temos municípios fechados. Dependerá de como a curva da pandemia vai se comportar", complementa. 
 
Embora Minas tenha números melhores do que outros estados do país, o governador reforçou que a luta contra o novo coronavírus está apenas no começo e deve durar até meados de 2021.
  
"O fato de Minas estar indo bem na pandemia fez com que muitos mineiros considerassem que o jogo estivesse ganho. Mas nem terminamos o primeiro tempo. Estamos nos 15 a 20 minutos iniciais do jogo. Não dá para facilitar. Temos muitas batalhas. Estamos em combate. A ação de cada pessoa é que vai dar o resultado final dessa luta. A 'guerra' deve terminar o ano que vem, mas ninguém sabe a data", afirmou Zema.
 

Fiscalização do uso de máscaras

 
Mais cedo, o governador havia postado em sua conta pessoal no Twitter que, a partir desta quarta-feira (24), a Polícia Militar vai fiscalizar o uso obrigatório de máscaras no estado. Na live, Zema salientou que a abordagem será educativa, sem a aplicação de multa para quem estiver desobedecendo a regra.

"A Polícia Militar vai abordar as pessoas que não estiverem usando máscaras. O uso passa a ser obrigatório. E vai abordar toda situação em que o distanciamento não estiver sendo obedecido", disse o governador.

número de mortes pela COVID-19 saltou de 720 para 771 nas últimas 24 horas em Minas. Foram registradas 51 mortes no período,  recorde diário desde o início do anúncio da primeira morte em 30 de março.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)