(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CASO BACKER

MP vai à Justiça para quebrar sigilo bancário de sócios da Backer

Outras empresas ligadas à cervejaria também estão no pedido da promotoria. Objetivo é verificar se houve movimentações financeiras para esconder patrimônio e dificultar o pagamento do tratamento das vítimas


18/06/2020 21:38 - atualizado 18/06/2020 22:25

Caso Backer: cinco meses depois e empresa ainda não custeia tratamento das vítimas(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 08/01/2020)
Caso Backer: cinco meses depois e empresa ainda não custeia tratamento das vítimas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 08/01/2020)

 

O Ministério Público de Minas Gerais protocolou na Justiça pedido de quebra do sigilo bancário dos sócios da cervejaria Backer. A solicitação da promotoria é para verificar se houve movimentações financeiras para esconder patrimônio dos societários e dificultar o pagamento dos auxílios emergenciais para custeio do tratamento das vítimas.

 

 

 

O pedido é da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte e acontece após a conclusão do inquérito da Polícia Civil.

 

A possível existência de manobras para maquear o patrimônio da cervejaria já havia sido levantada por advogados das vítimas.

 

Em entrevista ao Estado de Minas em 8 de junho, o advogado Guilherme Leroy – defensor de Luciano Guilherme de Barros, de 57 anos, uma das vítimas – afirmou que a Justiça encontrou apenas R$ 12 mil nas contas da empresa.

 

Segundo ele, a empresa teve um faturamento de R$ 80 milhões em 2019, o que não explicaria o montante encontrado nas contas.

 

“Primeira coisa que a gente precisa entender que essa é só a primeira parte, emergencial, depois vem a indenização, que serão maiores. A gente tem buscado bens que possam responder por esses valores”, pontuou Leroy à época.

 

Procurada, a Backer informou que "se manifestará nos autos quando intimada a se pronunciar sobre qualquer despacho neste sentido".

 

A empresa também ressaltou que "refuta tais alegações, uma vez que inexiste qualquer grupo econômico ou prática de ocultação de bens. Trata-se de afirmação completamente desprovida de qualquer veracidade e fundamentação, uma vez que a empresa sempre cumpriu todas as suas obrigações legais".

 

Investigação 

O pedido do MP acontece depois da conclusão do inquérito da Polícia Civil responsável por investigar o caso Backer.

 

O documento indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e contaminação de produtos alimentícios.

 

Três dos sócios, Ana Paula, Halim e Munir Lebbos, foram indiciados por intoxicação dolosa, quando não há intenção de cometer o crime. A acusação da polícia é que eles não realizaram recall do produto, mesmo sabendo que as cervejas apresentavam risco aos consumidores.

 

O inquérito foi finalizado com 29 vítimas: oito morreram e 21 sobreviveram à intoxicação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)