
As obras do imóvel, que foi recém-construído, foram realizadas por meio de uma parceria entre o município e uma empresa privada.
O empreendimento, que abrigará a sede única da Delegacia de Polícia Civil de Itabira, conta com três prédios e possui, aproximadamente, 1.000 m² de área construída.
O prédio 1 possui 623,54 m² e é composto por quatro celas, 13 banheiros de uso interno, dois públicos com acessibilidade para deficientes e um exclusivo para deficientes além de área de circulação, ambiente coberto para embarque e desembarque, recepção e 34 repartimentos distribuídos em salas de reuniões, depósitos, almoxarifado, arquivo, coordenação de trânsito e identificação, gabinetes para delegados, assessores, inspetores e cartórios.
O prédio 2 tem cerca de 158,03 m². A construção abriga a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), possui áreas de convivência, serviço, depósitos de material de limpeza (DML) e para perícia, refeitório, quatro salas, espaços para administrativo e laboratório de perícia, balística e três banheiros sendo dois para deficientes.
Já o prédio 3 possui depósito cartório, legislação, banheiro e local para vistoria, em uma área de 1714,60 m².
“Esta sede foi totalmente projetada para atender todas as necessidades da Polícia Civil e também da população do município e das outras dez cidades abrangidas pela Delegacia Regional de Itabira. O nosso espaço está totalmente adaptado a tudo que precisamos. Uma das vantagens que observamos é que todo serviço ofertado pela Polícia Civil em Itabira vai se concentrar em um único local. Anteriormente éramos divididos em dois prédios e, muitas vezes, o cidadão tinha o dissabor de se deslocar de um local para outro”, destacou o delegado regional da Polícia Civil em Itabira, Helton Lopes.
A nova sede fica localizada na Avenida Prefeito Li Guerra, no Bairro Praia.
