(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVIAÇÃO

Governo de Minas fará estudo para avaliar viabilidade da gestão do Aeroporto da Pampulha

Resultado vai definir se governo de Minas manterá administração do local ou o devolverá à União


postado em 17/06/2020 21:29 / atualizado em 17/06/2020 21:51

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O governo de Minas fará uma série de estudos para avaliar a viabilidade da administração do Aeroporto da Pampulha, no Bairro São Luiz. Nesta quarta-feira, o ministro de Infraestrutura do Governo Federal, Tarcísio Gomes de Freitas, comunicou que a partir de 31 de dezembro a gestão do terminal será transferida da União para o Estado. O período de outorga será de 35 anos
 
O resultado dos estudos, que levará em consideração o balanço financeiro nos últimos anos, será crucial para o futuro do local. O próprio governo admite a possibilidade de devolver o aeroporto ao Governo Federal caso o negócio não seja vantajoso, tendo em vista que o empreendimento acumulou prejuízo de R$ 15,3 milhões em 2020, de acordo com balanço da Infraero. 
 
“A ideia é avaliar o melhor modelo a ser empregado na futura concessão do equipamento. Com a delegação para o Estado, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realizará estudos que permitirão identificar uma alternativa para a exploração do aeródromo que melhor se harmonize com as políticas de desenvolvimento do vetor norte da Região Metropolitana de BH, e com a própria operação do Aeroporto de Confins, recentemente qualificado como Aeroporto Indústria”, diz a nota do Seinfra.
 
Com poucas lojas abertas, o Aeroporto da Pampulha recebe atualmente voos fretados da empresa Vale, além dos embarques em jatos executivos particulares. O terminal tem capacidade para 2,2 milhões de passageiros por ano. Desde 2005, os voos nacionais foram transferidos para Confins.
 
De acordo com o governo de Minas, será feito um plano que estudará formas da melhor utilização do aeroporto da Pampulha: “Para tanto, nas próximas semanas será lançado um Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) que permitirá obter, junto ao mercado, propostas de uso para a Pampulha, que reflitam a melhor solução em nível local (por exemplo: exploração da aviação executiva, de um centro de convenções, entre outros). O intuito do Estado é realizar a concessão do aeroporto tão logo sejam realizados esses estudos. Nesse sentido, a intenção é que a Infraero permaneça operando o aeroporto até a conclusão do PMI e finalização do certame destinado à concessão”.

“A Infraero continuará responsável pela operação até dezembro de 2020, sem qualquer ônus para a administração estadual, e, depois desse prazo, o Estado de Minas Gerais poderá optar se ficará definitivamente com o aeródromo, ou se ele retornará para a União, e seguirá na 7ª Rodada de Concessões do Governo Federal. Tudo dependerá da qualidade e viabilidade dos estudos recebidos no PMI”, completa a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)