(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Mudança climática; BH tem previsão de chuvisco nesta terça e frio para os próximos dias

Circulação dos ventos marítimos deixa o tempo instável na capital, Região Metropolitana e faixa Leste de Minas


postado em 16/06/2020 09:26 / atualizado em 16/06/2020 09:48

(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
O dia amanheceu nublado em Belo Horizonte nesta terça-feira (16), mas se engana quem olha para o céu da capital e vê no tempo encoberto um prenúncio de pancadas de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aumento da nebulosidade causado pela circulação de ventos marítimos pode ocasionar, no máximo, chuviscos isolados.

O predomínio de nuvens no decorrer do dia favorece as condições para chuvisco fraco a qualquer momento em BH e na Região metropolitana, mas apenas nesta terça-feira. Nos próximos dias, o tempo deve ficar frio, mas estável

Nessa segunda-feira a mudança climática pegou muitos de surpresa. A previsão era de frio e tempo estável em boa parte do estado, inclusive em Belo Horizonte, mas os ventos marítimos deixaram o céu nublado e durante a noite e a madrugada foram registrados chuviscos isolados em algumas regiões da capital e da Grande BH. Na Região da Pampulha, onde a chuva foi mais forte, foram registrados 4mm.

A massa de ar frio que vem atuando sobre o estado deve continuar derrubando as temperaturas ao longo da semana. A mínima registrada em BH nesta terça, entre às 6h e 7h, foi de 14ºC, na estação Cercadinho. Já na estação Pampulha os termômetros marcaram 15.5ºC. Nos próximos dias, a previsão é de que a mínima fique na casa dos 11ºC. O clima também não deve esquentar muito, com máximas em torno dos 25ºC.

Interior

O aumento da nebulosidade e os ventos marítimos que vieram do oceano para o continente e chegaram na noite de segunda-feira à Região Central, trouxeram as chances de chuviscos também para outras regiões de Minas Gerais.

Choveu fraco durante à noite e madrugada também na Zona da Mata e em Juiz de Fora, por exemplo. 

Já nesta terça-feira, a previsão de chuvisco permanece principalmente na faixa leste mineira, no Vale do Mucuri, Rio Doce, Jequitinhonha. 

A temperatura mínima registrada no estado nesta manhã foi de 5.6ºC em Monte Verde, no Sul de Minas, e a máxima deve chegar aos 30ºC no norte.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)