Publicidade

Estado de Minas

Comércio voltará a funcionar sem escalonamento em Divinópolis

Novo horário foi deliberado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19; Bares e restaurantes não devem ser contemplados pelo decreto


postado em 06/06/2020 12:33 / atualizado em 06/06/2020 12:53

(foto: Amanda Quintiliano/Especial EM)
(foto: Amanda Quintiliano/Especial EM)


O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu ampliar o funcionamento do comércio em Divinópolis. O escalonamento adotado desde 27 de abril será suspenso nesta terça-feira (09). Os dois grupos poderão funcionar em dias sequenciais, de segunda a sexta-feira, com exceção dos finais de semana.

O decreto regulamentando o funcionamento do segmento será publicado entre segunda (08) e terça-feira (09). A assessoria de comunicação da prefeitura informou que ele está em conclusão, entretanto confirmou o fim do escalonamento. Pela nova norma, as lojas – contempladas pelo cronograma anterior - poderão abrir de 10h às 16h. 

O fim dos dias alternados foi classificado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como “correção de distorção”. Essa semana, o comitê já havia autorizado a retomada do funcionamento dos shoppings em dias sequenciais. A condição é de fechar um dia na semana para higienização total dos espaços.

Para o presidente da entidade, a nova flexibilização ainda não é “ideal” por ter restrições de horário e impedir a abertura aos sábados. “Aos sábados não tem indústria, construção civil, muitos escritórios não funcionam, e não teve uma explicação robusta para justificar o sábado. Mas, o fato de não ser dias alternados é interessante. Não é um ganho, mas é a correção de uma distorção”, avalia.

As galerias e centros comerciais populares estão autorizados a funcionar desde quarta-feira (03). O comitê liberou os cursos livres, profissionalizantes, autoescolas e clínicas de exames de habilitação. Já bares e restaurantes não têm permissão para a retomada presencial.

Por enquanto continua permitido apenas delivery ou retirada do pedido no balcão. A expectativa do setor era de voltar, com restrições, antes do Dia dos Namorados. Continuam suspensas também as celebrações religiosas.

Serviço Público

O decreto previsto para o início da próxima semana prevê também o retorno ao trabalho dos servidores públicos municipais de segunda a sexta, a partir do dia 15 de junho. Eles serão divididos em dois turnos, de 7 às 13 e de 12 às 18 horas.

Ficarão mantidas todas as exigências relativas ao uso de máscara, distanciamento entre pessoas e obrigatoriedade do álcool gel.

Dados

Em 24 horas, Divinópolis contabilizou 15 confirmações do novo coronavírus, passando para 217 casos. Desde o início da pandemia, foram 2295 notificações suspeitas, 213 descartadas e três óbitos registrados. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta 154 pacientes recuperados.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade