(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comércio voltará a funcionar sem escalonamento em Divinópolis

Novo horário foi deliberado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19; Bares e restaurantes não devem ser contemplados pelo decreto


06/06/2020 12:33 - atualizado 06/06/2020 12:53

(foto: Amanda Quintiliano/Especial EM)


O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu ampliar o funcionamento do comércio em Divinópolis. O escalonamento adotado desde 27 de abril será suspenso nesta terça-feira (09). Os dois grupos poderão funcionar em dias sequenciais, de segunda a sexta-feira, com exceção dos finais de semana.

O decreto regulamentando o funcionamento do segmento será publicado entre segunda (08) e terça-feira (09). A assessoria de comunicação da prefeitura informou que ele está em conclusão, entretanto confirmou o fim do escalonamento. Pela nova norma, as lojas – contempladas pelo cronograma anterior - poderão abrir de 10h às 16h. 

O fim dos dias alternados foi classificado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como “correção de distorção”. Essa semana, o comitê já havia autorizado a retomada do funcionamento dos shoppings em dias sequenciais. A condição é de fechar um dia na semana para higienização total dos espaços.

Para o presidente da entidade, a nova flexibilização ainda não é “ideal” por ter restrições de horário e impedir a abertura aos sábados. “Aos sábados não tem indústria, construção civil, muitos escritórios não funcionam, e não teve uma explicação robusta para justificar o sábado. Mas, o fato de não ser dias alternados é interessante. Não é um ganho, mas é a correção de uma distorção”, avalia.

As galerias e centros comerciais populares estão autorizados a funcionar desde quarta-feira (03). O comitê liberou os cursos livres, profissionalizantes, autoescolas e clínicas de exames de habilitação. Já bares e restaurantes não têm permissão para a retomada presencial.

Por enquanto continua permitido apenas delivery ou retirada do pedido no balcão. A expectativa do setor era de voltar, com restrições, antes do Dia dos Namorados. Continuam suspensas também as celebrações religiosas.

Serviço Público

O decreto previsto para o início da próxima semana prevê também o retorno ao trabalho dos servidores públicos municipais de segunda a sexta, a partir do dia 15 de junho. Eles serão divididos em dois turnos, de 7 às 13 e de 12 às 18 horas.

Ficarão mantidas todas as exigências relativas ao uso de máscara, distanciamento entre pessoas e obrigatoriedade do álcool gel.

Dados

Em 24 horas, Divinópolis contabilizou 15 confirmações do novo coronavírus, passando para 217 casos. Desde o início da pandemia, foram 2295 notificações suspeitas, 213 descartadas e três óbitos registrados. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta 154 pacientes recuperados.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)